(01/02) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(01/02) StoneX: Açúcar & Etanol

01/02/2021

Compartilhe:

Fechamento SBH21 (01/fev):  16,15 c/lb (+32 pts)
Viés do dia Misto/Altista:
Neste momento SBH21: 16,21 (+5 pts)

 

Na segunda-feira, futuros do demerara registraram ganhos ao longo de toda a curva de futuros em NY, à medida que um maior aperto do tradeflow é precificado pelos agentes.
 

A Comissão Européia reduziu as projeções da safra 2020/21 (out-set) da UE de 16,2 MMT para 15,6 MMT. Já na Tailândia, a moagem de cana até janeiro totalizou 36,7 MMT, 15,33 MMT abaixo do ano passado, com uma produção de 2,95 MMT de açúcar. Além do cenário exposto acima, problemas logísticos de falta de contêineres na Índia, que levaram a uma exportação de apenas 70 mil t de açúcar branco, contra 370 mil t no ano passado, devem incentivar a demanda do bruto para refino, levando o prêmio do branco a encerrar a sessão em US$ 108,65/t.
 

Já do ponto de vista baixista, vale atentar-se às chuvas no CS, que atingiram 216 mm em janeiro numa média ponderada por área plantada com cana, alta de 62% em relação ao ano passado. Elas ainda não são suficientes para compensar o déficit hídrico da região, mas ajudam a melhorar a saúde vegetal dos canaviais.
 

Por fim, vale destacar os números do Ciclo Otto divulgados ontem pela ANP: alta de 0,3% se compararmos dados mensais de dez/20 e dez/19 (Brasil), principalmente pelo aumento do consumo da gasolina. No acumulado do ano, o volume se posicionou 8,7% abaixo de 2019, entretanto, indica uma recuperação mais robusta da demanda por combustíveis no fim do ano, o que traz sustentação ao mercado de etanol.
 

 

Dólar

Fechamento (01/fev): R$ 5,4454. (-0,48%)
Viés do dia: Baixista
Suporte: 5,32
Resistência: 5,49

Dollar Index: 91,10 (+0,13%)
 

O dólar registrou leve queda na sessão de ontem, à medida que demais emergentes também se fortaleceram ante a moeda americana e investidores aguardavam a resolução das eleições para as presidências da Câmara e Senado, que ocorreram ontem à noite.
 

O saldo das eleições foi bastante positivo para o governo, já que os dois candidatos apoiados por Bolsonaro saíram vitoriosos, Rodrigo Pacheco no Senado e Arthur Lira na Câmara. Com isso, afasta-se a possibilidade de impeachment do presidente da República e espera-se um andamento da agenda de reformas. A equipe econômica, inclusive, deve fazer o anúncio de algumas medidas que visam a resposabilidade fiscal nos próximos dias. Portanto, devemos ver uma sessão de maior fortalecimento do real.
 

Entretanto, vale ressaltar que ainda é cedo para afirmar que o cenário de reformas irá se confirmar, já que as eleições contaram com o apoio de opositores e envolveram conchavos políticos, o que poderia levar a reformas mais brandas. Ambos os eleitos ainda defenderam a extensão do auxílio emergencial, apesar de pregarem alguma contrapartida. Sendo assim, é necessário aguardar medidas concretas para observarmos quedas mais acentuadas e sustentáveis do dólar.

 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas