Fechamento SBH24 (29/09): 26,48 (- 48 pontos)
Viés do dia: Misto/Baixista
Suporte: 26,19 / 26,00
Resistência: 27,10
Cotação neste momento (SBH4): 26,54 (+ 6 pontos)
Na última sexta-feira o mercado de açúcar teve a expiração do seu contrato Out/23 e viu as cotações sendo parcialmente corrigidas da sessão anterior. A maior entrega da história da tela outubro, em 2.8 mi ton, em primeira mão foi tida como baixista pelo fato da entrega na bolsa ser vista como última opção para os produtores brasileiros (responsáveis por toda entrega), podendo indicar dificuldade de destinação de seu produto em contratos comerciais usuais. O clima na Índia e seu forte programa de etanol ainda preocupam os agentes de mercado e trazem dúvidas do quanto esse açúcar originado da entrega física com destino asiático para refino será suficiente para suprir demanda nos próximos dois trimestres.
A China, desde que os preços do açúcar subiram para próximo das máximas históricas, tem desacelerado seu ritmo de compras e vale lembrar que seus estoques estão se esgotando à medida que continuam a liberar produto no mercado interno para conter o aumento dos preços. Certamente, em algum momento, eles precisarão reabastecer seus estoques e oferecer força compradora no mercado.
O relatório do CFTC referente ao período de 19/09 a 26/09, mostrou uma diminuição no saldo líquido comprado dos especuladores em 11.641 contratos (- 5,86%), que agora se mantém em 187.029 lotes até a última terça-feira. Durante o período do relatório, o mercado teve uma negociação entre 27,64 e 26,18. Desde terça-feira, estima-se que os fundos tenham adicionado mais 5/10 mil lotes às suas posições compradas. O setor comercial mostrou muita atividade de ambos os lados, já que o contrato de outubro estava em modo de liquidação, aproximando-se do vencimento.
O mercado de açúcar em NY negocia em relativa estabilidade em toda sua curva futura, com negociação semelhante no mercado de açúcar branco em Londres, fruto ainda de uma cautela após os dados preliminares de entrega e na expectativa da divulgação dos dados oficiais que saem hoje. O Petróleo Brent negocia em leve alta ao redor de US$ 93,00/barril.
Fonte: StoneX