(03/01/23) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(03/01/23) StoneX: Açúcar & Etanol

03/01/2023

Compartilhe:

Fechamento SBH23 (30/12): 20,04 (-25 pts)
Viés do dia: baixista
Suporte: 19,67
Resistência: 20,02

 

Cotação neste momento (SBH3): 19,85 (-19 pts)

 

Devido aos feriados de final de ano, ontem não tivemos negociação nem do açúcar bruto de NY nem do açúcar branco em Londres. Hoje as bolsas já voltam a operar em normalidade e o H23 já negocia em território negativo com notícias de exportação brasileira e produção indiana. 

 

Ontem tivemos uma prévia da exportação brasileira de açúcar do mês de dezembro que veio com 2,22 MMT, um crescimento acima da média de 5 anos e acima do ano passado (1,94 MMT). Esse crescimento nas exportações deve-se principalmente à oferta apertada no primeiro trimestre do ano, que fez com que o CS, mesmo no final da safra, mantivesse um o mix forte de açúcar, almejando a exportação, indo de encontro à demanda e aos elevados preços de NY, que tiveram um aumento de mais de 2% no mês. 

 

A ISMA divulgou a produção de açúcar até o mês de dezembro e, no acumulado as usinas já produziram 12,07 MMT, um ganho de 3,7% se comparado ao ciclo passado. O relatório justifica esse aumento por um maior número de usinas em operação, 509 versus 500 em 21/22. É importante ressaltar que o governo indiano deve anunciar a segunda tranche de exportação dentro de janeiro, o que pode inverter o viés do mercado, juntamente com uma possível liquidação de fundos e valorização do dólar frente ao real. 

 

Ano novo, cenário de etanol novo também. No dia da posse do presidente Lula em Brasília, o petista assinou uma medida provisória que estende a isenção dos impostos federais na gasolina e no etanol até o dia 28 de fevereiro e do diesel e biodiesel até 31 de dezembro de 2023. Em um momento que as usinas aguardavam, segurando estoques, esse retorno que daria maior competitividade ao biocombustível na bomba, essa notícia veio como um balde de água fria, onde entidades como UNICA e UNEM já formalizaram seu descontentamento com a decisão do novo governo. 

 

Em tese, agora sem o auxílio dos impostos, as usinas deverão reduzir os estoques para a nova safra buscando aumentar o share de hidratado através da paridade na bomba. O caminho nesses últimos meses da safra 22/23 vai ser árduo, ainda mais com a paridade da semana passada divulgada pela ANP de 77,6% no estado de SP. Hoje os players do mercado se recuaram aguardando a oficialização da MP no Diário Oficial da União e não tivemos referências de realização.

 

 

 

Fonte: Stonex

MAIS

Notíciais Relacionadas