Fechamento SBH21 (02/fev): 16,29 c/lb (+14 pts)
Viés do dia: Misto/Baixista
Neste momento SBH21: 16,25 (-4 pts)
Ontem, o contrato contínuo SBH1 encerrou a sessão com uma alta de 14 pts obtida nos minutos finais de negociação, após passar o dia operando entre ganhos e perdas. Demais telas do demerara registraram altas moderadas, à exceção da Jul/21, que caiu 2 pts.
Tal dinâmica pode ser explicada pela expectativa de tradeflow do adoçante no curto e médio prazos. Observamos um fortalecimento dos spreads mais próximos, com o H1-K1 atingindo 0,94 c/lb, sendo um reflexo da alta demanda pelo açúcar no curto-prazo - dados problemas logísticos na Índia e quebras de produção em outros players, enquanto o spread N1-V1 diminuiu 3 pts para 0,13 c/lb, podendo ser um sinal de que o mercado acompanha o aumento de chuvas no Centro-Sul, que poderia levar a um aumento da disponibilidade da commodity no médio-prazo.
Vale destacar que a ISMA divulgou que a Índia produziu 17,68 MMT de açúcar entre out-jan, volume 25% superior à safra 2019/20. Portanto, a superação dos problemas logísticos do país seria fundamental para um maior alívio do tradeflow antes do início da safra no CS.
Referente aos preços do mercado interno, vale destacar o indicador CEPEA/ESALQ em R$ 108,53/sc. As exportações brasileiras de janeiro foram de 2,1 MMT, acumulando 28,8 MMT na safra 20/21. Enquanto o mercado externo seguir demandando o produto brasileiro, dificilmente veremos preços mais baixos no mercado doméstico, levando-se em conta o período de entressafra.
Dólar
Fechamento (02/fev): R$ 5,3562 (-1,70%)
Viés do dia: Baixista
Suporte: 5,32
Resistência: 5,49
Dollar Index: 91,203 (+0,20%)
Em uma sessão positiva para ativos de risco ao redor do globo, o Real liderou os ganhos entre as principais divisas ante o dólar nesta terça-feira. No primeiro pregão após as vitórias com folga dos candidatos governistas nas duas casas do parlamento, a expectativa pelo andamento da agenda de reformas potencializou o movimento de bom humor nos mercados externos.
No Brasil, o Ibovespa teve a segunda sessão consecutiva de alta, indo a 118.233 pontos. A votação para confirmação do restante da mesa diretora da Câmara que estava prevista para ontem foi adiada para evitar judicialização e embargos políticos, e deve ocorrer hoje às 10h; o fato pode ser relevante para a distribuição do controle da casa entre partidos, mas salvo ocorra uma virada de mesa, deve trazer pouco ou nenhum estresse à taxa de câmbio.
No campo dos indicadores, foi divulgada a produção industrial de dezembro, com uma alta de 0,9%, bem acima das projeções de +0,3%. Com isso, o ano de 2020 fechou com uma retração da atividade industrial de 4,5%; para nível de comparação, o impacto foi bem menor do que os dos anos pós-crise de 2014, respectivamente -8,3% em 2015 e -6,4% em 2016.
Hoje, mercados asiáticos e europeus iniciam operando no campo positivo, o que pode indicar que o bom humor no exterior permaneça nessa sessão.
Fonte: StoneX