(03/02) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(03/02) StoneX: Açúcar & Etanol

04/02/2021

Compartilhe:

Fechamento SBH21 (03/fev): 16,04 c/lb (-25 pts)
Viés do dia: Misto/Baixista
Neste momento SBH21: 16,03 (-1 pt)

 

Após registrar uma máxima discreta apenas 9 pontos acima da abertura (16,38 c/lb), o SBH1 adotou trajetória de queda para encerrar a sessão com uma variação de -1,53% nesta quarta-feira. Ao longo da curva futura, as telas mais próximas retraíram mais, com quedas registradas até o contrato de Jul/22 (SBN2), mas discretas altas a partir do Out/22 (SBV2) em diante.

 

A dinâmica das quedas ao longo das telas de 2021 e início de 2022 pode ser explicada, em parte, pelo fato de cada vez mais os agentes internalizarem as informações à respeito do regime de chuvas no Centro Sul brasileiro. O spread H-K retraiu 11 pontos e encerrou a sessão cotado à 0,83 c/lb, enquanto que o K-N caiu 5 pontos e encerrou cotado à 0,52 c/lb.

 

Na Índia, as exportações de janeiro totalizaram apenas 70 mil toneladas, volume que não chega à 20% do embarcado no mesmo mês do ano passado. Isso se deve à grave crise logística de falta de contêineres que afeta toda a cadeia global do comércio alimentício; informações dão conta de que o problema tem raiz na China, que por ter tido uma recuperação econômica muito mais rápida do que o esperado, estaria pagando vultuosos prêmios para receber os contêineres e escoar seus volumes de exportação, o que torna muito atrativo o negócio de enviá-los vazios aos portos chineses.

 

Tecnicamente, apesar de ter operado boa parte da sessão de ontem em queda, o SBH1 não teve força para romper o suporte da média móvel de 20 dias (15,95 c/lb), registrando a mínima da sessão apenas 1 ponto acima da marca à 15,96 c/lb. Tal dinâmica pode indicar um movimento de lateralização no curto prazo numa banda que encontra resistência no patamar dos 16,30 c/lb.

 


Dólar

Fechamento (03/fev): R$ 5,3780 (+0,35%)
Viés do dia: Misto
Suporte: 5,31
Resistência: 5,44

Dollar Index: 91,405 (+0,33%)

 

Nesta quarta-feira tivemos uma sessão bastante volátil para o câmbio, que ensaiou maior otimismo no início da manhã chegando a mínima de R$ 5,322, mas reverteu e operou boa parte do dia entre ganhos e perdas, fechando com leve alta. Ontem tivemos um ambiente macro misto, com resultados mistos da atividade das principais economias globais em janeiro, e um cenário interno de incertezas com espera por novos sinais sobre como deve seguir a agenda de reformas do governo após a vitória no Congresso dos candidatos apoiados pelo Planalto.

 

No exterior foram divulgados números de PMI (Índice Gerente de Compras) de Serviços e Consolidado (indústria e serviços) de janeiro da Europa e Estados Unidos. A União Europeia apresentou PMI Consolidado de 47,8 pontos, encerrando seu terceiro mês consecutivo abaixo do limiar de 50 pontos. Por outro lado, nos EUA o PMI Consolidado encerrou o mês em 58,7 pontos, maior ritmo de crescimento da atividade na economia americana desde quando iniciou sua retomada no terceiro trimestre de 2020.

 

Nesta manhã, o mercado acionário nos EUA e Europa seguem animados com as expectativas de estímulo adicional dos EUA, após os democratas no Congresso avançarem com uma manobra para garantir que o pacote de ajuda Covid de US $ 1,9 trilhão do presidente Joe Biden chegue praticamente sem diluição, mesmo sem o apoio republicano.

 

 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas