(06/06/22) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(06/06/22) StoneX: Açúcar & Etanol

06/06/2022

Compartilhe:

Fechamento SBN22 (03/06): 19,29 c/lb (- 6 pts)
Viés do dia: Altista
Suporte: 19,21 / 18,99
Resistência: 19,64 e 19,88

Neste momento SBN22: 19,63 (+ 34 pts)

 

Na última sexta-feira, o açúcar bruto fechou em leve queda na bolsa de NY, com baixo volume de negociação e pequena janela de movimentação de preços entre a máxima (19,42) e a mínima (19,25) do N22, influenciado pelo feriadão em Londres que deixou o mercado do branco fechado desde quinta-feira (2 e 3/06). Hoje pela manhã o LON#5 abre as negociações em alta e opera com ganhos em toda a curva futura, com o continuo atingindo já nesse início de sessão a máxima de 597,20 USD/ton. O açúcar branco, que traz suporte hoje pro movimento do NY, tenta acompanhar o movimento do petróleo e consequências do alto custo do refino, pois enquanto o Londres esteve fechado o brent avançou nas duas sessões e abre em alta hoje também cotado acima dos 120 usd/bbl. 
 

 

Nos últimos dias, conseguimos ver também uma certa liquidação spec que abriu espaço para novo remonte de posições, que também oferece suporte para o movimento dessa manhã. O relatório do CFTC referente às posições dos agentes na última terça-feira (31), mostrou que o saldo comprado dos fundos especulativos diminuiu em mais de 12 mil lotes, atingindo 121.623 contratos (-9,61%). Durante o período do relatório, o contínuo do NY recuou 35 pontos. Já os comerciais, também tiveram uma menor redução em seu saldo vendido atingindo 364.105 contratos (-3,82%).
 

 

No mercado doméstico, o etanol teve uma semana movimentada, chegando a negociar o hidratado base RB/SP abaixo dos 3,70, com baixa liquidez e receios na mudança que poderá acontecer a tributação da gasolina.  Nas últimas sessões da semana, contudo, o biocombustível parece ter encontrado um piso temporário, levando algumas usinas a sairem do mercado e permitindo a recuperação das cotações do hidratado, que, de acordo com o indicador StoneX, atingiu 3,80/l (PVU base RB/SP com impostos) - ganho semanal de 1,3%.

 

Câmbio 

Fechamento (03/jun): 4,7750 (-0,45%)
Viés do dia: Misto/baixista
Suporte: 4,70
Resistência: 4,85

Dollar Index: 102,0970 (-0,04%)

 

Ao encerramento da última sexta-feira, o dólar encerrou sua sequência recuo semanais, iniciadas no início de maio, acumulando 0,80% de ganhos em relação ao real desde a última sexta-feira. O movimento ocorreu em meio a uma semana novamente marcada por receios quanto o desenrolar da inflação nos EUA, com a divulgação do forte número de empregos levando investidores a acreditarem em um Fed mais rígido em relação ao aperto monetário no país. Ainda assim, vale notar que o fluxo cambial estrangeiro para o Brasil diante de dados positivos da China contribuiu para amenizar as perdas do real no decorrer da última semana.

 

Com poucos eventos na agenda econômica, o câmbio brasileiro pode voltar a reagir diante de ruídos na esfera política local, com possibilidade de declaração de estado de calamidade pública para conter o avanço dos preços, o que poderia pesar consideravelmente contra o desempenho real. Nos próximos dias, teremos também a divulgação do IPCA, e possíveis indicações a respeito das decisões de política monetária interna do país.

 

Hoje, futuros norte-americanos operam em alta, seguindo o movimento visto nos mercados europeus e no enceramentos das bolsas asiáticas. A recuperação dos mercados de renda variável vem após uma semana de perdas generalizadas nas bolsas, mas ainda ocorrem em meio a fortes incertezas quanto à velocidade de escalada dos juros nos EUA, trazendo volatilidade a diversos ativos, incluindo o mercado de divisas.

 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas