Fechamento SBH24 (06/10): 26,74 (+ 58 pontos)
Viés do dia: Altista
Suporte: 26,50
Resistência: 27,64
Cotação neste momento (SBH4): 26,99 (+ 25 pontos)
Na última sexta-feira o mercado de açúcar teve movimento construtivo de preços, numa sessão de boa liquidez com negociação de 140 mil contratos na curva futura do NY#11. No lado macro o mercado teve espaço para maior recuperação após o câmbio sair das máximas e começar arrefecer. No lado dos fundamentos, rumores de que mais da metade da açúcar da entrega já está em suas destinações finais conferiram tom altista ao mercado, que não deverá ter alivio extra por disponibilidade de produto. Esse fato somado às previsões de chuvas no CS e possíveis interrupções na moagem renovaram os ânimos altistas do mercado que hoje já negocia acima dos 27.00 c/lb no início da sessão.
A intensidade do movimento de alta do mercado na sexta-feira sugere que os fundos especulativos voltaram às compras. No último relatório do CFTC referente aos períodos entre 26/set e 03/out os especuladores tinham reduzido sua posição líquida comprada para pouco menos de 165k, num período em que o preço caiu apenas 35 pontos (em mai23 a posição da categoria chegou a 218k).
Apesar de avanço do DXY hoje, em movimento de aversão a risco evidenciado também nas bolsas de valores internacionais, o complexo geral de commodities ganha força nas negociações com preocupações de que o ataque do Hamas a Israel aumente a tensão em todo o Oriente Médio e afete a produção dos principais produtores de petróleo e traga, devida as proporções, repercussão na cadeia de custos e inflação de preços em geral.
Fonte: StoneX