Fechamento SBH23 (08/12): 19,68 (+20 pts)
Viés do dia: Misto
Suporte: 19,59 / 19,43
Resistência: 19,93 / 19,86
Cotação neste momento (SBH3): 19,70 (+2 pts)
Com 33 pontos de variação entre a máxima (19,85) e a mínima (19,52), o futuro do açúcar com vencimento em março/23 encerrou a quinta-feira em alta de +20 pontos, voltando a se reestabelecer acima da região de suporte dada pelo intervalo de 19,40-50 c/lb.
O mercado tem mostrado bastante resiliência, tendo reforçado o tom altista por conta do agravamento das incertezas envolvendo a Índia – no quesito produtividade e produção total de açúcar – e pela perspectiva de final de moagem no CS-BR – em linha com a tendencia sazonal, porém na contramão das expectativas de final de safra estendido por conta dos atrasos acumulados ao longo do ano.
O risco de menor produção na Índia deve manter o mercado fortalecido, dada a possibilidade de aperto importante no trade-flow especialmente no 1T23 – o que se observa no spread H/K, conforme trazido aqui na quinta-feira. Diante desse contexto o mercado segue suscetível à forte influência da atividade especulativa na volatilidade dos preços. Por outro lado, com o petróleo abaixo dos US$80,00/barril, é menor a probabilidade de que os fundos spec ampliem substancialmente sua posição comprada, o que tende a reforçar as resistências do mercado de açúcar, especialmente acima dos 20,00 c/lb.
Na semana que vem deve ser divulgado o acompanhamento quinzenal da UNICA, referente à segunda quinzena de novembro, onde espera-se moagem bem superior ao observado no ano passado (ao redor de 17,5 MMt e produção de açúcar na ordem de 1MMt). Porém o foco do mercado deve ser no texto do relatório, buscando informações acerca do número de players em operação em dezembro.
Fonte: StoneX