Fechamento SBK23 (09/03): 21,15 (+27 pts)
Viés do dia: Misto
Suporte: 20,88 / 20,71
Resistência: 21,20 / 21,33
Cotação neste momento (SBK3): 20,90 (-25 pts)
O mercado de açúcar renovou máxima nesta quinta-feira, ignorando nova queda do petróleo, com a tela mai-23 de NY chegando a tocar 21,33 c/lb. Mais uma vez testou as médias móveis de 14 e de 20 dias, sem, todavia, conseguir um rompimento.
NY segue buscando “fechar o gap” deixado pela expiração do contrato futuro de março, a 22,08 c/lb. Nesta manhã o mercado opera em queda, mas novo teste da região de 21,30 c/lb não está descartado.
No campo dos fundamentos temos uma precificação dos temores com relação à capacidade logística brasileira para exportar o grande volume projetado, com produção de açúcar estimada pelo mercado entre 36 e 38 MMT, vs. pouco mais de 33,5 MMT no ciclo que está se encerrando.
Além disso, notícias mais altistas têm sido veiculadas sobre as safras correntes do hemisfério norte. Depois da Índia, essa semana foi a vez do governo da China reduzir sua estimativa de produção para o ciclo atual, de 10,05 MMT projetados em fev23 para 9,33 MMT (vs. 9,56 MMT em 21-22). Ainda assim, a projeção de importação foi mantida em 5 MMT.
Na Tailândia, tem sido ventilada a possibilidade de que também tenha produção abaixo do previsto. Embora os números até o momento apontem safra robusta, já se nota redução do ritmo, com algumas usinas anunciando encerramento breve das operações. Prêmios de exportação no país tem apresentado queda forte nas últimas semanas, o que sugere que mesmo que a safra seja pior do que o esperado, o país ainda conta com grande excedente exportável.
Por fim, destacamos que o CPC, agência climática dos EUA afirmou que o La Niña chegou ao fim, com situação neutra prevalecendo neste momento, apontando novamente para possibilidade de formação de El Niño em meados do ano, o que poderia provocar chuvas acima da média no Centro Sul e seca em players importantes do hemisfério norte.
Ainda hoje às 11 horas, teremos a divulgação dos dados da UNICA referentes ao acompanhamento de safra do CS-Br da 2a quinzena de fevereiro.
Fonte: StoneX