(11/01) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(11/01) StoneX: Açúcar & Etanol

11/01/2022

Compartilhe:

Fechamento SBH22 (10/jan): 17,83 c/lb (-22 pts)
Viés do dia: Misto/Altista
Suporte: 17,64
Resistência: 18,20 e 18,50

Neste momento SBH22: 17,97 (+14 pts)

 

Na segunda-feira, o NY#11 apresentou perdas ao longo de boa parte de sua curva futura, com o contrato contínuo atingindo a mínima de 17,60 c/lb, onde encontrou suporte firme. Com as expectativas de um saldo de O&D global mais confortável que no ciclo 2021/22, os preços do açúcar vem sofrendo forte queda: no comparativo semanal já acumula uma desvalorização de 4,6% e, no comparativo mensal, se aproxima de 9%. Hoje, os preços apresentam sinais de recuperação, corrigindo parte das quedas recentes.

 

Corroborando com o viés mais baixista, a Tailândia aponta para a produção de 1,9 MMT entre Dezembro e Janeiro, aumento de 58% no comparativo anual. Na Índia, o saldo de O&D aponta para um balanço positivo em 8,18 MMT e que poderá ser destinado ao mercado internacional, adcionando mais um fator baixista aos preços. 

 

No Brasil, segue elevado os índices de precipitação nas principais zonas produtivas do Centro-Sul. No entanto, as previsões indicam a redução no nível de chuvas ainda esta semana, mas ainda assim encerrando o mês acima da média da década.

 

Câmbio 

Fechamento (10/jan): 5,6704 (+0,64%)
_Viés do dia: Misto _
Suporte: 5,63
Resistência: 5,71

Dollar Index: 95,92 (-0,08%)

 

Na sessão encerrada na segunda-feira (10), o dólar marcou a terceira sessão de alta consecutiva. O movimento ocorreu em meio as expectativas negativas entre investidores após a elevação dos juros dos Treasuries pelo FED, trazendo mais indícios do início antecipado do tapering nos EUA. A alta da moeda americana também foi vista diante pares emergentes, sugerindo um cenário generalizado de baixo apetite por risco para o dia.

 

Na perspectiva norte americana, diante da ampla expectativa ao redor da elevação da taxa de juros em 2022 mercados de capitais registraram baixas como os índices Nasdaq 100, S&P 500 e Dow Jones operando com quedas de 0,05%, 0,14% e 0,45% respectivamente. Mesmo que o aperto monetário se aproxime cada vez mais da realidade, divulgações como o CPI (índice de preços ao consumidor) e PPI (índice de preços ao produtor) na quarta e quinta-feira devem trazer um maior direcionamento as expectativas do mercado nesta semana. 

 

Internamente, a despeito do cenário eleitoral prematuro para a precificação, o real voltou a preocupar investidores estrangeiros com novos indícios de fragilidade sobre a situação fiscal do país, motivados por pressões de aumento salarial de servidores públicos. O fato é que a estrutura orçamentária brasileira já não comporta espaço para novas ampliações dentro do teto constitucional, o que traz um viés negativo ao cenário de risco do país.

 

Hoje, bolsas asiáticas operaram sem sentido único, movimento também seguido por mercados europeus e futuros americanos na sessão. Em grande parte, investidores aguardam divulgações de Jerome Powell ao congresso Norte Americano em sua audiência de nomeação, o que deve trazer mais indícios sobre o posicionamento do Fed a respeito da elevação da taxa de juros, repercutindo nos mercados ainda hoje.

 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas