Fechamento SBH4 (10/10): 27,05 (-13 pts)
Viés do dia: misto
Suporte: 26,78/26,45
Resistência: 27,28/27,62
Cotação nesse momento (SBH4): 26,96 (-9 pts)
Nesta terça-feira os futuros do açúcar operaram de forma mista, sem fôlego para renovar as máximas recentes, mas com sustentação e dificuldade de manter trajetória baixista. Nesta manhã os preços operam com estabilidade, mesmo com importante agência de notícias veiculando hoje que o governo indiano não vai permitir exportações essa safra (ainda sem confirmação do próprio governo). Muito possivelmente a ausência da India do mercado já está em boa parte no preço.
O relatório da UNICA trouxe números melhores do que o esperado, com moagem, ATR e mix açucareiro maiores que o previsto. A produção de açúcar foi a maior já registrada para a quinzena, totalizando 3,36 MMT. Os números, todavia, não foram suficientes para manter trajetória baixista do mercado.
A grande questão que se coloca no momento são os gargalos logísticos na exportação de açúcar do Centro Sul, que se agravam pelo clima chuvoso nos portos e pelo aumento da demanda, escancarado pela entrega recorde na expiração da tela out23.
No acumulado da safra até 16/set a produção da região totalizou 32,6 MMT, aumento de 6,3 MMT vs. o ano passado. As exportações brasileiras, por sua vez, totalizaram 16 MMT, avanço de apenas 2 MMT em relação ao mesmo período de 2022. Essa situação é refletida não apenas nos lineups mas também nos dados de estoques. O MAPA mostra que em 16/set os estoques das usinas no Brasil estavam mais de 2 MMT acima do ano passado.
Estimamos exportações em 33,6 MMT, ou seja, nos próximos 6 meses haveria saldo de 17,6 MMT, média mensal de 2,9 MMT. Historicamente nossa maior exportação no período foi em 2020/21, com 15,5 MMT escoadas. Naquela safra, em que a produção totalizou 38,5 MMT, as exportações até o final de setembro representaram 51,7% do total escoado. Esse ano estamos em 47,6%, considerando nossa projeção. Os números falam por si só. Os próximos meses serão marcados por maiores preocupações, e consequente volatilidade.
Fonte: StoneX