(12/04/23) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(12/04/23) StoneX: Açúcar & Etanol

12/04/2023

Compartilhe:

Fechamento SBK3 (11/04): 24,37 (+81 pts)
Viés do dia: Altista
Suporte: 23,62
Resistência: 24,45

 

Cotação neste momento (SBK3): 24,33 (-4 pts)

 

O açúcar continuou subindo nessa terça-feira, sem olhar para trás. Foram 81 pontos de alta na tela mai23 em NY (+3,4%), que alcançou 24,37 c/lb no fechamento, negociando no maior patamar para o contrato mais ativo desde abril de 2012. Destaca-se o aumento da inversão do spread Mai23-Jul23, que bateu +0,69 c/lb, alta de 20 pontos no dia, mesmo diante do período de rolagem de posição por parte dos fundos Index (vendem maio e compram junho). Indicadores técnicos apontam para mercado altamente sobrecomprado, o que reforça a possibilidade de movimento de correção, aguardada há alguns dias.

 

Em Londres o movimento de alta foi ainda mais agressivo no contrato mais próximo. O Mai23, que expira na próxima sexta-feira, subiu mais de 4%, cotado a USD 702,50/ton, o maior valor desde out-11. A inversão do spread Mai-Ago23 e o elevado volume de contratos em aberto no mai23 podem indicar interesse recebedor alto e problemas por parte dos vendedores em entregar o açúcar, precisando pagar caro para saírem de suas posições antes da expiração.

 

No campo dos fundamentos, além dos fatores já amplamente discutidos, tivemos a China mais uma vez reduzindo sua estimativa de produção (de 9.33 para 9.00 MMT) e o Departamento Meteorológico da Índia (IMD) estimando monções em 96% da média histórica esse ano (limite inferior da banda considerada normal). 

 

O IMD ainda indicou que a ocorrência de El Niño é provável e colocou em 35% a chance de que o volume de chuvas fique dentro da normalidade. Porém chuvas abaixo do normal tem estimativa de 29% e padrão “deficiente” tem chances de 22%. Apenas 14% é a chance de chuvas acima da média. Além disso, o Departamento indiano também trouxe uma visão de probabilidades por região, que indica padrão deficiente no estado de Maharashtra, região bastante dependente de chuvas para o bom desenvolvimento da cana.

 

Por fim, outro fator que tem dado sustentação ao mercado é o clima do Centro Sul. Chuvas no feriado atrapalharam o início da moagem de várias usinas e mais volumes são esperados para o final dessa semana, especialmente no PR e MS. Esse atraso também tem trazido sustentação ao mercado de etanol, com o hidratado em Ribeirão Preto subindo para R$ 3,23/l diante de ainda pouco volume ofertado. Podemos acompanhar o desenvolvimento da moagem do CS na segunda quinzena de março a partir das 13:00 de hoje, com a divulgação do relatório da UNICA.

 

 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas