(13/09/23) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(13/09/23) StoneX: Açúcar & Etanol

13/09/2023

Compartilhe:

Fechamento SBV23 (12/09): 26,83 (+43 pts)

Viés do dia: misto
Suporte: 26,09
Resistência: 27,00
Cotação neste momento (SBV3): 26,67 (-16 pts)

 

Nesta terça-feira o açúcar ensaiou queda, mas logo reverteu o movimento e veio renovar suas máximas. No contrato de out-23 a média móvel de 9 dias (primeiro suporte) foi testada novamente, sem rompimento. Os contratos de mar24 até jul25 atingiram inclusive seus valores mais altos até hoje. O contrato contínuo (out23) chegou muito próximo de romper a máxima de 27,41 c/lb vista em abril deste ano, que configura o maior valor desde out/2011.

 

Por trás desse movimento temos precificação das consequências do El Niño de intensidade forte, com fundos especulativos aproveitando a cautela de vendedores para alavancar suas compras, o que potencializa o movimento.

 

Na India, com a melhoria no volume de precipitação, a defasagem em relação à média do final de agosto até ontem reduziu de -15% para -11% em Maharashtra e de -26% para -18% em Karnataka. Os próximos 15 dias devem ser marcados por chuvas acima do padrão, devendo reduzir mais este atraso. Na Tailândia as condições estão melhorando. E no Centro Sul brasileiro o clima deverá ficar seco nas próximas duas semanas, permitindo o avanço da colheita. Porém, a situação ainda é delicada e incerta.

 

Será que isso será o gatilho para que os fundos realizem e tragam correção baixista para o mercado? É uma possibilidade, mas difícil ter qualquer segurança com relação a isso nesse momento. Talvez um relatório baixista da UNICA hoje às 11 hs poderia despertar esse interesse.

 

Por ora, o mercado de branco continua dando sinais de que está apertado, com destaque para prêmio do branco (Londres-NY) fortalecido e prêmio de exportação em Santos para o cristal em alta. Os fundamentos continuam sugerindo mercado com sustentação, de modo que acreditamos em correção de preços, mas não em reversão de tendência.

 

Por fim, vale destacar o fortalecimento recente do spread mai24-jul24 do NY, que embora tenha recuado um pouco em relação à máxima atingida na semana passada, ainda se encontra invertido em +128 pontos, bastante descolado do padrão histórico, mesmo de anos de déficit, podendo representar oportunidade de estratégias comerciais/de precificação.

 

 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas