Fechamento SBV23 (11/08): 24,33 (+ 38 pontos)
Viés do dia: Misto/Altista
Suporte: 24,00
Resistência: 24,59
Cotação neste momento (SBV3): 24,27 (-6 pontos)
Na última sexta-feira, o contrato contínuo do açúcar ganhou força e rompeu importantes resistências técnicas como as médias móveis de 20 e 50 períodos, negociando ao todo 98,54 mil lotes. O mercado recentemente ganhou maior suporte com preocupações acerca de uma probabilidade maior que a anteriormente prevista para um El Nino forte e os especuladores voltaram a exercer uma influência maior nas últimas sessões, e o rompimentos de certos níveis tornou-se um gatilho para mais compras.
O relatório do CFTC referente às posições dos agentes na última terça-feira (08) mostrou mais uma redução no saldo comprado dos fundos especulativos, dessa vez em 16,41% deixando a posição net deles em 111,53 mil lotes. Durante o período analisado pelo relatório, o contrato contínuo do açúcar recuou 94 pontos, e teve uma faixa de negociação entre 24,61 – 23,29. Os agentes especulativos estão hoje com bom espaço para compra e podem optar, como assim fizeram na sexta-feira, por entrar no mercado com mais ímpeto, já que sua posição líquida comprada é a mais baixa desde o início de novembro de 2022. Durante o período, os comerciais aproveitaram os preços para aumentar em pouco mais de 10 mil lotes as suas posições compradas e recuaram um pouco nas posições vendidas, o que levou uma redução no saldo vendido em 6,72% para 297.547 contratos.
Hoje, o mercado abre ainda um pouco lateral, provavelmente ainda digerindo o movimento de sexta e brigando hoje com sua média móvel de 50 períodos em 24,28 c/lb. A mesma estabilidade é vista nas negociações do açúcar branco. Apesar de ímpeto mais altista recentemente, o mercado ainda tem dificuldades em consolidar uma tendência altista de fato, dado o atual momento de safra do Brasil e demanda ainda muito fraca da China, que recentemente reduziu em 24% suas estimativas de importação de açúcar nesse ano-safra e seguem consumindo os estoques e migrando consumo para produtos alternativos, a espera de melhores preços.
Fonte: StoneX