(15/03/23) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(15/03/23) StoneX: Açúcar & Etanol

15/03/2023

Compartilhe:

Fechamento SBK23 (14/03): 20,68 (-12 pontos)
Viés do dia: Baixista
Suporte: 20,38
Resistência: 20,95 e 21,10

 

Cotação neste momento (SBK3): 20,52 (-16 pontos)

 

O açúcar negociado em bolsa deu continuidade ao movimento de queda iniciado na segunda-feira, em movimento de realização de lucros, possivelmente impulsionado por cenário macro mais negativo, com destaque para a desvalorização acentuada do petróleo e seus derivados. 

 

O Brent renova mínimas e negocia em seu menor patamar desde dez. É possível que a mínima de dezembro (US$ 75,11/b) seja testada. Trata-se de importante suporte, que, se rompido poderia abrir caminho para quedas mais acentuadas. Por trás do movimento, destacamos o negativismo provocado pela crise bancária e a persistência da inflação nos EUA, que pode levar o FED continuar subindo sua taxa de juros, aumentando receios quanto à saúde da economia global.

 

Apesar da queda dos energéticos, a alta recente do dólar resulta em espaço pouco significativo para redução nos preços da gasolina e do diesel pela Petrobras.

 

Algo que pode trazer sustentação ao etanol, limitando quedas mais acentuadas é o clima chuvoso no Centro Sul, com as previsões de 2 semanas apontando para elevados volumes, que podem atrapalhar o início de safra daqueles que planejam começar no final deste mês. O elevado volume de precipitações também tem aumentado problemas logísticos, com destaque para o porto de Paranaguá, que sofre tanto para carregar os navios como no translado das cargas por malha rodoviária até o porto.

 

Com tradeflow ainda apertado, não entendemos que a queda do preço do açúcar represente reversão de tendência neste momento. Inclusive, temos visto nos últimos dias novidades que deixaram o cenário de oferta mais apertado, como safras menores que o esperado na China e México. Movimento de correção poderia continuar por liquidação da posição comprada dos fundos, mas ainda sem descaracterizar a tendência altista de longo prazo em que se encontra o mercado de açúcar desde mai/20. A reversão depende bastante da capacidade do CS de desempenhar a boa safra que se desenha.

 

 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas