Fechamento SBH23 (15/12): 19,98 (-31 pt)
Viés do dia: Misto/Baixista
Suporte: 19,93 / 19,85 / 19,60
Resistência: 20,17 / 20,48
Cotação neste momento (SBH3): 19,86 (-12 pts)
Volatilidade foi o que marcou a última sessão do açúcar em NY. Após a abertura na região dos 20,30 c/lb, o mercado chegou à máxima de 20,73 c/lb logo no início da manhã (+45 pontos), zerou a alta e encerrou o dia em queda de -31 pontos, cotado em 19,98 c/lb no fechamento. Foi um dia com elevado volume de negócios – 184 mil contratos ao longo do board – com 87 pontos de variação entre a máxima e a mínima do dia.
Os fundamentos não justificaram tamanha volatilidade. Conforme já havíamos antecipado, o açúcar se encontra mais vulnerável à ação dos especuladores, dada a transição de CS-BR para Índia/Tailândia no protagonismo da produção e exportação de açúcar nesse momento. A dependência das exportações indianas para o equilíbrio do trade-flow no 1T23 é o fiel da balança.
A recuperação dos preços do NY desde as mínimas recentes de final de nov/23 (17,55 c/lb) contou com o aumento das incertezas em torno de Índia, desde os wash-outs de contratos até as especulações recentes de produção abaixo dos 36,5 MMt previstos oficialmente pela ISMA, o que atraiu os especuladores, acelerando o movimento de alta. Ontem, em notícia vinculada pela Bloomberg por volta das 11h, a sinalização de um secretário do governo indiano em um evento, de que o país deve considerar a ampliação de novas cotas de exportação em janeiro/23 aliviou a pressão altista do mercado.
O impacto expressivo da notícia na variação do açúcar ontem reforça a vulnerabilidade do mercado à ação especulativa nesse momento. O fluxo de entrada e saída desses agentes no mercado devem seguir mantendo a volatilidade elevada – com as movimentações recentes estimamos que a posição comprada líquida da categoria se encontra ao redor de 190 mil contratos, o que deixa o mercado suscetível a um movimento de liquidação. Reforçamos que as atualizações/acompanhamento de safra na Índia e na Tailândia devem ser determinantes para definir a orientação desses agentes nas próximas semanas.
Nessa manhã o açúcar trabalha em leve queda, dando continuidade à correção de preços iniciada ainda na quinta-feira.
Fonte: Money Times