Fechamento SBH21 (17/fev): 16,96 c/lb (+23 pts)
Viés do dia: Misto/Altista
Neste momento SBH21: 17,17 (+21 pts)
Em uma sessão marcada por um ambiente macro favorável, o contrato contínuo (SBH1) do NY#11 registrou sua máxima à 17,09 c/lb no início da manhã, antes de encerrar com valorização diária de 1,37% nesta quarta-feira. Ao longo da curva futura, os contratos mais próximos marcaram altas, com destaque para o Mai-21 (SBK1) que em pouco mais de uma semana se tornará o contínuo, que teve alta de 19 pontos e encerrou cotado à 16,11 c/lb.
Com isso, o spread H-K se valorizou em 4 pontos, ficando à 0,85 c/lb, e amanhecendo acima dos 0,90 c/lb. Tal fortalecimento ainda é reflexo do aperto de curto prazo no tradeflow e expectativas de entrega elevada na expiração do Mar-21 em NY devido a um grande recebedor, assim como ocorreu com o refinado na bolsa de Londres na semana passada.
No mercado de etanol, como temos comentado, os rallies recentes observados tanto no mercado de açúcar quanto no de petróleo e derivados, em conjunto com o pico da entressafra, têm oferecido forte suporte ao biocombustível: não foi diferente nesta quarta-feira, quando o indicador StoneX marcou um hidratado a R$ 3,00/L base Rib. Preto, alta diária de 10 centavos, mesmo com liquidez ainda tímida nesse nível de preços.
Dólar
Fechamento (17/fev): R$ 5,4129 (+0,65%)
Viés do dia: Misto
Suporte: 5,35
Resistência: 5,46
Nesta quarta-feira, na volta do feriado prolongado de carnaval, tivemos uma sessão altista para o câmbio, com avanço do Dollar Index no exterior e cautela fiscal no cenário interno. O fortalecimento da moeda americana foi influenciado pelo índice de inflação nos Estados Unidos, que veio maior que o esperado em janeiro, aumentando a rentabilidade de títulos públicos de longo prazo, o que provocou a saída de recursos de mercados emergentes, consequentemente pressionando nosso câmbio. O índice de preços ao produtor (PPI) dos EUA avançou 1,3%, contra projeção de avanço de 0,4%.
No cenário interno, seguimos com agenda mais parada, com o câmbio sofrendo mais influências do ambiente externo na sessão, respeitando um corredor de preços entre 5,35 e 5,45. As negociações para a recriação do auxílio emergencial estão no radar, e o mercado aguarda que em troca da extensão do benefício, sejam feitas medidas de cortes de gastos obrigatórios, para preservar o teto de gastos.
Hoje o mercado internacional amanhece levemente no vermelho, em um movimento técnico de correção. Já o Dollar Index, após dois dias de ganhos, também amanhece operando no negativo, trazendo viés misto para a sessão. Hoje serão divulgados dados econômicos importantes nos EUA, como pedidos por seguro-desemprego, indicadores da construção e índice de atividade industrial.
Fonte: StoneX