(18/04/22) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(18/04/22) StoneX: Açúcar & Etanol

18/04/2022

Compartilhe:

Fechamento SBK22 (14/abril): 20,06 c/lb (- 4 pts)
Viés do dia: Misto
Suporte: 19,91 e 19,67
Resistência: 20,13 e 20,45
Neste momento SBK22: 20,04 (-2 pts)


 
Na quinta-feira, pré-feriado, o mercado encerrou em leve baixa, após falhar na tentativa de rompimento do suporte na casa dos 19,90 c/lb. Hoje, enquanto o mercado do açúcar branco em Londres permanece fechado, o NY abre às 8:30, com possibilidade de liquidez reduzida e movimentação mais lateral.

 

Na Índia, os produtores de cana-de-açúcar esperam um aumento de apenas 2,5% no preço de venda da cana no próximo ano, de Rs 290/quintal para Rs 305/quintal, diante da elevação da taxa de recuperação em 0,25 p.p., de 10% para 10,25. Quanto maior a taxa de recuperação, maior o preço da cana, já ela indica um melhor rendimento da cana-de-açúcar, ou seja, maior quantidade do produto diante do teor de caldo.
 

Nesse final de semana, a Rússia pressionou o cerco a Mariupol e estabeleceu um prazo para que os soldados se rendessem até domingo, tal situação não ocorreu, intensificando a ofensiva na região de Kiev. Nesta manhã, mísseis atingiram uma fábrica de munições em Brovary, cidade próxima à capital ucraniana. Além disso, hoje foi relatado diversos ataques na cidade de Lviv com civis mortos e controle de Kreminna, cidade no leste da Ucrânia. A incerteza que ainda cerca a situação deve continuar oferecendo suporte aos preços do petróleo, que operam agora próximo à estabilidade, ainda acima dos US$ 110/bbl.
 

Semana passada, o hidratado continuou sua trajetória de valorização no mercado interno, com alta semanal de 2,17%, precificado em R$ 4,70/L (PVU em Ribeirão Preto/SP com impostos). Esse avanço segue como reflexo da preocupação de possível aperto dos estoques de etanol devido ao atraso na moagem e recuperação no consumo do biocombustível.

 

Câmbio
Fechamento (15/abril): 4,7014 (+ 0,22%)
Viés do dia: Misto
Suporte: 4,60
Resistência: 4,80
Dollar Index: 100,650 (+ 0,32%)

 

Com a semana reduzida devido ao feriado, a última sessão, quinta-feira, deu continuidade ao movimento lateral do par USDBRL, mas ainda assim com ganhos moderados da moeda americana. Na semana, o movimento foi semelhante, com ganho tímido do dólar na comparação semanal (+0,09%); no entanto, em 2022, o real já apresenta valorização de 17,2% frente a divisa americana.
 

A performance da moeda americana na última semana pode ser atribuída, sobretudo, pela perspectiva de política de aperto monetário mais firme nos EUA em comparação a outras moedas fortes. Na última sessão, o Banco Central Europeu, apesar de indicar a redução de seu balanço de pagamentos, informou que as taxas de juros básicas permanecerão inalteradas no momento, enquanto o Banco Central do Japão segue movimento contrário, buscando estimular a economia. 
 

Nessa perspectiva, o dólar index permanceu boa parte da semana acima dos 100 pontos, indicando a valorização da divisa americana frente a seus pares fortes. Neste contexto, durante a semana, o dólar pode ganhar força, mas agentes ainda aguardam a divulgação do Livro Bege na quarta-feira (20), com mais informações sobre os estados americanos, podendo direcionar os rumos da política monetária no país.
 

Hoje, bolsas asiáticas apresentaram resultados mistos, com queda significativa na bolsa de Xangai, com agentes aguardando os indicadores econômicos da China nesta semana. Bolsas europeias continuarão fechadas devido ao feriado de Páscoa; futuros americanos operam no negativo na espera por novas declarações de dirigentes do FED e a divulgação do Livro Bege.
 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas