Fechamento SBK3 (18/04): 24,54 (+10 pts)
Viés do dia: misto
Suporte: 24,10/23,84
Resistência: 24,69 / 24,85
Cotação neste momento (SBK3): 24,65 (+11 pts)
O açúcar mostrou resiliência no pregão desta terça-feira. Após operarem em queda pela manhã, os futuros se recuperaram e terminaram o dia em alta. Destaque para novo fortalecimento do prêmio do branco, com a alta da tela Ago23 em Londres liderando os ganhos observados no mercado. Nesta manhã os futuros operam com leve avanço, destoando da queda de quase 2% do petróleo.
Ainda que os indicadores técnicos continuem sugerindo mercado extremamente sobrecomprado, os movimentos de queda têm sido efêmeros, atraindo logo compradores que sustentam os preços. De toda forma, entendemos que o açúcar continue vulnerável a movimento de correção mais intenso.
Do lado dos fundamentos destacamos a divulgação do acompanhamento de safra da Índia indicando produção acumulada de 31,1 MMT, com 400 usinas já tendo finalizado suas operações, de um total de 532 unidades operando. A maior parte das unidades ainda em atividade estão em Uttar Pradesh e indicações apontam para produção final ao redor de 33 MMT (bem abaixo das 36,5 MMT inicialmente projetadas, mas acima das 28 MMT estimadas de consumo).
Ainda do oriente, tivemos a publicação das importações de açúcar da China, que totalizaram apenas 70 mil toneladas em março. No acumulado do ano-safra as importações estão 2% menores, mesmo com a quebra de produção observada, o que se reflete nos altos preços internos observados e reforça possibilidade de que o governo libere parte de seus estoques estratégicos. Caso o país use suas reservas, poderá ser importante fonte de suporte aos preços no médio-prazo, podendo aproveitar recuos para entrar comprando para recompor seus estoques.
Por fim, as chuvas no Centro Sul continuam dando sustentação ao mercado de etanol, com negócios em Ribeirão Preto ao redor de R$ 3,50/l para o hidratado. O repasse desta alta às bombas será prejudicial ao consumo do hidratado, que precisa crescer para dar vasão à produção estimada.
Fonte: StoneX