Fechamento (20/10): 5,21 (-1,08%)
Viés do dia: altista
Suporte: 5,15
Resistência: 5,27 e 5,30
Dollar Index: 112,88 (-0,09%)
Quinta-feira foi marcada por um forte suspiro internacional de alívio e busca por ativos de risco. O USDBRL destacou-se na valorização do real frente as demais divisas emergentes por conta da divulgação de intenção de votos presidenciais do Datafolha. O dólar oscilou em território negativo, chegando ao piso de 5,19 e encerrou na mínima de 10 dias.
A primeira-ministra do Reino Unido renunciou seu posto no Partido Conservador. Lizz Truss perdeu popularidade após seu plano fiscal ser mal-visto pelo mercado financeiro e sua saída fez com que a libra valorizasse, recuperando, em parte, suas recentes quedas. De outro lado, o euro também se valorizava após dados do Preço ao Consumidor (PPI) saírem maior que o projetado, indicando que o BCE possa implementar juros mais rígidos buscando conter a inflação.
No cenário doméstico, a pesquisa do DataFolha mostrou uma estabilidade na intenção de votos do presidenciável Lula e apontou melhoras nas intenções ao atual presidente, Jair Bolsonaro. Investidores acreditam que uma disputa mais acirrada pressionará os candidatos a moderarem seu discurso e, assim, terão que buscar mais alianças voltadas ao centro, gerando um cenário mais otimista para o mercado.
Na manhã de hoje, a libra negocia em baixa devido aos dados de preço do varejo que saíram muito abaixo do esperado (-1,4% vs -0,5%) indicativo de que o ritmo da economia desacelerou. A libra cai 1,20% e o DXY avança 0,56%. Em um cenário de aperto monetário global mais agressivo e crise política no Reino Unido, bolsas asiáticas encerraram o pregão em queda, mesma direção observada agora de manhã nos índices futuros dos EUA. Com cenário político em destaque, hoje teremos debate presidencial à 21:30.
Fonte: StoneX