Fechamento SBH24 (20/11): 27,56 (+38 pts)
Viés do dia: Misto
Suporte: 27,00 / 26,85
Resistência: 27,80 / 28,00
Cotação neste momento (SBH4): 27,66 (+10 pontos)
Após várias tentativas desde a semana passada de romper a resistência oferecida pela média móvel de 20 dias, o mercado encontrou força nos fundamentos ontem e voltou para cima dos 27,40.
Além do mercado de petróleo, que propiciou o fechamento do Brent acima dos US$ 80/barril novamente, o mercado de açúcar foi influenciado também por notícias vindas da Europa. Chuvas persistentes no continente tem causado alagamentos em regiões produtoras, especialmente na França, Alemanha e Reino Unido. As chuvas tem causado atraso na colheita e, na França, estima-se que cerca de 15% da beterraba que ainda não foi colhida possa ser prejudicada.
No Reino Unido, apesar das projeções de incremento de produtividade de cerca de 1% com relação ao ano passado, as temperaturas acima da média nas últimas semanas em conjunto com a falta de luminosidade podem trazer esse número para baixo. Em decorrência do atraso na colheita, daqui algumas semanas é possível ainda que a beterraba que está no solo, tanto no Reino Unido como na Alemanha, possa começar a ser exposta a geadas, prejudicando ainda mais o cenário.
Assim, ainda que o cenário de oferta seja promissor do lado do Centro-Sul brasileiro, com clima menos molhado do que o esperado nestas últimas quinzenas da safra, o que por si só poderia dar um certo alívio aos preços, as incertezas que ainda rondam as safras do hemisfério norte contribuem com suporte no curto-prazo.
Fonte: StoneX