Fechamento SBH22 (18/fev): 18,20 c/lb (-8 pts)
Viés do dia: Misto/Altista
Suporte: 18,15 e 18,05
Resistência: 18,50
Neste momento SBH22: 18,39 (+19 pts)
Na segunda-feira, devido ao feriado do Dia do Presidente nos EUA, os mercados futuros de açúcar não operaram. Hoje, os preços do adoçante iniciam a sessão em alta, influenciado pelo rally do Brent, que chegou atingir a máxima de 99,44 e agora avança mais de 5% na sessão, movimento guiado pelo avanço do conflito na Ucrânia com a invasão das tropas russas no país, fator que gera grande movimento de aversão a riscos no mercado.
Ontem, apesar dos preços do petróleo iniciarem o dia em queda, com a notícia de um possível acordo nuclear entre EUA e Irã, que pode adicionar 1,3 milhão de barris por dia no balanço de O&D, e o anúncio de um encontro entre Putin e Biden promovido pelo governo francês. O cenário foi revertido com o avanço das tropas russas para as regiões separatistas Dontesk e Luhansk, o que gerou temores sobre o impacto no conflito na produção da commodity, com o Brent fechando em alta a US$ 93,54/barril (+0,61%)
No campo dos fundamentos do açúcar, no que diz respeito ao clima no Centro Sul, até o dia 19/02, foram registrados 126,10 mm de chuva na região; espera-se que nos próximos 15 dias ainda sejam registrados mais 70,4 mm. O valor acumulado até o momento já supera em 22,5% o volume registrado em fevereiro de 2021 (102,95 mm), e espera-se que até o fim do mês, as chuvas superem a média de 10 anos (145,9 mm). Tais perspectivas positivas reafirmam um potencial de recuperação do canavial para a safra 22/23 da região e traz perspectivas positivas também para o próximo ciclo 23/24.
Câmbio
Fechamento (21/fev): 5,1066 (-0,62%)
Viés do dia: baixista
Suporte: 5,04
Resistência: 5,16
Dollar Index: 96,167 (+0,09%)
Durante o primeiro pregão dessa semana o real voltou a apresentar ganhos significativos diante do dólar, assim, o câmbio atingiu a menor cotação desde meados de julho de 2021. O movimento altista, a despeito do cenário geopolítico tenso no leste europeu, decorreu do forte fluxo cambial estrangeiro para o país somando-se a perspectiva de manutenção do ciclo de alta dos juros, o que culminou em um cenário de apreciação da moeda local na última sessão.
Internamente, com a perspectiva de altas da taxa de juros ainda pairando sobre a economia e com os baixo custo dos investimentos em real, investidores estrangeiros tem realizado grande aportes na bolsa brasileira somando 21,2 bilhões de reais a adentraram a B3 até o dia 17 em fevereiro. Tal movimento é embasado principalmente pela valorização de ações de setores de mineração e bancários (atrelados à Selic), o que tem embasado fortes suportes para a escalada do real frente ao dólar nas últimas sessões. Ademais, vale destacar que esses suportes são considerados de alta volatilidade, visto que uma simples piora do cenário economico brasileiro pode reverter grande parte dos ganhos do real em pouquíssimo tempo, levando agentes externos a retirar investimentos do país.
Contrapondo-se ao otimismo quanto o real, as tensões no leste europeu voltaram a aumentar com novos desdobramentos levando ao reconhecimento de dois territórios ucranianos como independentes por parte da Rússia. Esse feito leva a crer que tais regiões possam ser anexados em breve pelo país vizinho, algo que despejou uma nova onda de aversão ao risco nos mercados globais, especialmente após a movimentação de tropas na região. A dúvida que resta é quanto ao limite do avanço militar na região, algo que deve prevalecer como principal fundamento para os mercados nos próximos dias.
No mais, bolsas asiáticas encerraram em baixas, enquanto futuros americanos e mercados europeus seguem em queda na sessão. As perdas generalizadas, ainda que estejam ligadas ao contexto da crise política na Rússia, começam a refletir as primeiras sanções dos EUA e Europa às regiões separatistas da Ucrânia. No mais, hoje o mercado de divisas deve manter um olhar atento nessa questão, mas também em indicadores do PMI industrial (11h45) e no índice de confiança do consumidor (12h) nos EUA, sendo projetados em 56,0 e 110,0 respectivamente.
Fonte: StoneX