Fechamento SBV23 (21/09): 26,93 (+14 pts)
Viés do dia: Misto/Altista
Suporte: 26,78 / 26,49
Resistência: 27,34/ 27,42
Cotação neste momento (SBV3): 27.24 (+32)
Os futuros do açúcar NY#11 trabalharam de forma mais lateral na última quinta-feira. Os contratos mais próximos, em destaque para V23 e H24 encerraram com alta de +14 e +11 pontos – respectivamente -, enquanto os futuros mais distantes terminaram o dia próximo da estabilidade.
Dado o início da Conferência Indiana de Açúcar e Bioenergia 2023 (India Sugar and Bio-Energy Conference 2023), alguns analistas reforçaram a perspectiva de que a Índia não implementará um programa de exportação devido à queda na produção na próxima safra. Em entrevista, o presidente da ISMA, Sr. Aditya Jhunjhunwala, disse que a estimativa preliminar de produção para a safra 23/24 é de 31,7 MMt, mas que os valores podem ser revisados em novembro, após a análise de imagens dos canaviais, geradas por satélite – não houve menção sobre as exportações. Ainda que a produção da próxima safra seja prejudicada pelo clima atual, nos parece que é possível que a Índia ainda exporte cerca de 1 ou 2 MMt na temporada 23/24, porém a decisão deve acontecer após o início da safra.
No noticiário climático, Chuvas recentes beneficiaram o crescimento da cana-de-açúcar em Maharashtra e Karnataka, mas ainda existem dúvidas se essa recuperação das chuvas é capaz de reverter os prejuízos ao desenvolvimento dos canaviais registrado em agosto. As chuvas também aumentaram na Tailândia na última semana.
Na última sessão o mercado de energia foi bastante movimentado pela proibição temporária das exportações de combustível da Rússia, para países fora da antiga União Soviética. Nos últimos meses, a Rússia sofreu escassez de gasolina e diesel, e os preços no mercado interno têm tido altas consideráveis. A medida tem como alvo também garantir a disponibilidade de combustível para o setor agrícola do país, que tem tido alta demanda recentemente, devido à colheita de diversas culturas. O anúncio da medida reforçou em especial o movimento de alta do contrato de diesel em NY ontem.
Fonte: StoneX