Fechamento SBV22 (22/08): 17,94 c/lb (- 15 pts)
Viés do dia: Misto
Suporte: 17,70 e 17,36
Resistência: 18,20 e 18,50
Neste momento SBV22: 17,84 (-5 pt)
No pregão de ontem, o açúcar demerara voltou a recuar, devolvendo parte dos ganhos da sexta-feira, em sessão de baixo volume de negócio e volatilidade comprometida. Já o petróleo passou por grande variação no pregão, mas aparentemente com menos influência no açúcar do que se esperava. Por um lado, observamos o clima quente e seco na Europa mantendo o pessimismo no rendimento da beterraba e alavancando o prêmio do branco; por outro, a pressão baixista no etanol continua pesando na cotação do açúcar, sendo este último com maior impacto no momento.
O Serviço de Monitoramento de Safra da Comunidade Europeia (MARS) fez mais um corte na expectativa de rendimento da beterraba para safra 2022/23 agora para 75,3 t/ha, abaixo dos 77,4 t/ha previstos em julho. Também outras importantes commodities estão sofrendo com o clima adverso, a exemplo do girassol e do milho, que já registra o pior rendimento dos últimos 5 anos. Este cenário deverá manter o prêmio do branco fortalecido, adicionando suporte à inflação no bloco.
O petróleo voltou a testar os US$ 92/barril sob a iminência de uma desaceleração econômica global com ações mais agressivas na política monetária dos EUA de aumento dos juros. Porém, praticamente toda queda foi revertida após alerta da Arábia Saudita de corte de produção da OPEP+, contra a possibilidade de um acordo nuclear que jogasse o petróleo iraniano sancionado novamente ao mercado. O ponto é que o petróleo vem cada vez mais buscando fundo mais baixo, pressionando ainda mais o etanol no mercado doméstico.
Os preços dos combustíveis no Brasil continuam em queda. Os dados de preços da ANP em agosto já registram de 5 a 6% de queda na gasolina, diesel e etanol. Ainda assim, as paridades nas bombas continuam majoritariamente desfavoráveis para o biocombustível. Com exceção do Mato Grosso onde a paridade registra 67%, todos os demais estados registram paridade acima de 70%, a exemplo SP registra 71,8%. Os preços do etanol base RP/SP já foram vistos a R$ 2,70/litro, queda que já traz a paridade do NY para baixo de 15.00 c/lb, menor patamar do ano, o que devera manter maior peso sob o açúcar nos próximos dias.
Câmbio
Fechamento (22/ago): 5,1584 (-0,21%)
Viés do dia: Misto
Suporte: 5,08
Resistência: 5,23
Dollar Index: 108,952 (-0,09%)
Finalizando a primeira sessão da semana, o dólar encerrou sua sequência de cinco pregões consecutivos em alta, cotado pouco abaixo do valor de abertura do dia. O movimento praticamente lateralizado decorreu dos poucos indicadores divulgados ao longo do dia, juntamente com eventos de maior probabilidade de impacto no mercado cambial - como a sabatina de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional - ocorrendo após o fechamento das negociações de câmbio.
???? Na madrugada de hoje, houve a divulgação do PMI em diversos países que compõem a zona do euro, como França e Alemanha, bem como a divulgação do dado também no Reino Unido. Com exceção da Alemanha, o número foi divulgado abaixo das expectativas do mercado, levando o euro novamente abaixo da paridade com o dólar com a perspectiva de queda da atividade econômica na região. Tal contexto também pode levar investidores a se refugiarem no dólar e, consequentemente, fortalecer a moeda internacionalmente.
No vácuo das divulgações europeias, a sessão de hoje também contará com o PMI Composto e Industrial (10h45), Vendas de Casas Novas (11h) e, ao final do dia, o discurso de Kashkari, membro do FOMC (20h). Os indicadores deverão reforçar a perspectiva dos investidores para com a saúde da economia americana, enquanto o discurso poderá trazer pistas sobre o rumo das elevações dos juros nos EUA. Os indicadores são projetados em campo negativo quando comparado às últimas divulgações, possivelmente enfraquecendo o dólar no caso da materialização das projeções.
Hoje, mercados asiáticos fecharam em baixa após a divulgação do PMI japonês na noite de ontem, enquanto mercados europeus operam sem direção única e futuros americanos sobem durante a sessão. No front corporativo, a sessão norte americana também deverá contar com as divulgações de resultados de varejistas como Macy’s e Dick’s Sporting Goods, trazendo ainda mais dados quanto a situação econômica nos EUA.
Fonte: StoneX