Fechamento SBK23 (23/03): 20,89 (-25 pts)
Viés do dia: Misto/Baixista
Suporte: 20,62 / 20,54
Resistência: 21,05 / 21,25
Cotação neste momento (SBK3): 20,89 (-1 pt)
Na útima quinta-feira, o contrato de maio se aproximou mais uma vez das máximas recentes, chegando a ser negociado em 21,34 c/lb. Até o fechamento o mercado perdeu suporte, devolvendo os ganhos até o fechamento em queda de -25 pontos, cotado em 20,89 c/lb, seguindo a movimentação do petróleo e o contexto macro. Ao todo tivemos 112 mil contratos negociados ao longo do board.
O mercado segue trabalhando em uma dinâmica mais lateral. O contexto de aperto no trade-flow – acentuado no curto prazo após as restrições de exportações no Egito e pela perspectiva de menor superávit em 22/23 – se contrapõe à expectativa de uma boa safra no CS-BR, com possibilidade reequilibrar o fluxo internacional de açúcar bruto.
Ainda assim, no curto prazo a perspectiva é de que os preços devem seguir suportados. O fortalecimento do prêmio do branco (diferencial entre as bolsas de Londres e NY), que na semana já acumula alta de US$ 9,0 por tonelada, corrobora a tese de que os países do Norte da África e Oriente Médio (que concentram importantes refinarias) estão com dificuldades de originar açúcar bruto por conta do gap deixado pela Índia no mercado.
O risco de El Niño, cada vez mais claro para o segundo semestre desse ano, também se soma ao contexto para conferir suporte aos preços do açúcar, uma vez que o fenômeno climático poderia impactar negativamente a safra indiana da próxima temporada.
Assim, os olhos do mercado seguem todos focados na safra do CS-BR. Diante do contexto atual, de maior aperto, o mercado deve seguir em compasso de espera até que os relatórios de acompanhamento de safra por aqui comecem a confirmar as expectativas otimistas previstas para este ano. Hoje teremos a divulgação da atualização quinzenal da UNICA, referente à safra 2022/23 do CS-BR na primeira quinzena de março. Estimamos moagem de 2,83 MMt e produção de açúcar de 300 mil tons, com mix açucareiro de 40%.
Fonte: StoneX