(27/12) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(27/12) StoneX: Açúcar & Etanol

27/12/2021

Compartilhe:

Fechamento SBH22 (23/dez): 19,24 c/lb (- 2 pts)
Viés do dia: Misto
Suporte: 19,00 e 18,70
Resistência: 19,50 e 20,00

 

O mercado de açúcar encerrou o último pregão antes da véspera do Natal em leve queda, registrando máxima de 19,38 c/lb e mínima em 19,12 c/lb. Hoje, devido ao feriado, o NY#11 abrirá às 09:30 e Londres ficará fechado.

 

Na semana passada, a UNICA divulgou relatório com os números da primeira quinzena de dezembro no Centro-Sul, com moagem atingindo 741 mil toneladas de cana, queda anual de 63,5%, levando a acumulada da safra a 521.638 mil t . A produção de açúcar, por sua vez, totalizou 19 mil t na quinzena, recuo de aproximadamente 79% em relação a safra anterior. Na atualização anterior, o diretor técnico da UNICA apresentou dados positivos para a moagem de cana na safra 2022/23, que tem potencial para chegar próximo aos 560 MMT. Entretanto, mesmo com a projeção otimista, o momento é de foco no ritmo das chuvas ao longo da entressafra, que definirá a data de início da moagem do próximo ciclo.

 

Com excessão de algumas cidades, a região do Centro-Sul apresentou pouca incidência de chuva no mês de dezembro, reduzindo as perspectivas de alcançar as previsões. Contudo,  as previsões são de chuvas fortes em boa parte da região nesta semana e também no início de janeiro.

 

Câmbio

Fechamento (23/dez): 5,6745 (-0,04%)
Viés do dia: Misto
Suporte: 5,60
Resistência: 5,74

Dollar Index: 96,16 (+0,14%)

 

Na quinta-feira (23), o dólar seguiu o movimento de estabilidade, fechando em leve queda ante o real na semana (-0,37%). O movimento de leve valorização da divisa brasileira se deu na esteira de leilões do Banco Central, como forma de conter o avanço da moeda americana neste período do ano, com remessas de lucros, juros e dividendos e menor liquidez. 

 

No Brasil, com uma agenda econômica menos ativa e os recessos de fim de ano, inclusive das categorias políticas, a semana deve ser marcada por poucas movimentações. Vale ressaltar que na última semana, após a aprovação do orçamento para 2022, diversos servidores da Receita Federal deixaram seus postos como forma de protesto ao reajuste salarial apenas às categorias policiais no próximo ano. Agentes agora aguardam o próximo ano para maiores movimentações, portanto, a semana pode apresentar menor volatilidade e liquidez nos mercados. 

 

No cenário internacional, o principal ponto de atenção neste fim de ano vem sendo o avanço da variante Ômicron. Apesar de estudos preliminares indicarem menores níveis de hospitalização comparado à variante Delta, fatores como densidade populacional e taxa de vacinação ainda são variáveis importantes para os níveis de novas entradas em hospitais. Nos EUA especialistas apontam a possibilidade de sobrecarga dos hospitais. Na China, a cidade de Xi’An foi isolada após a detecção de 127 casos, enquanto a Coreia do Sul registrou 109 mortes em apenas um dia. Deste modo, como aponta a OMS, apesar de dados positivos dos estudos, com a maior transmissibilidade da variante, o fator deve se manter no radar.

 

Mercados globais apresentam resultados mistos nesta manhã, com menor liquidez e movimentações devido aos recessos de fim de ano. Vale ressaltar que na China, o Banco Central indicou a intenção de fomentar a atividade econômica do país no próximo ano, indo na contramão da estratégia do Fed em retirar estímulos da economia para conter a inflação; tal indicativo se dá após os sinais de arrefecimento do crescimento econômico chinês para o próximo ano.

 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas