Fechamento SBK3 (27/03): 20,93 (+11 pts)
Viés do dia: misto
Suporte: 20,85
Resistência: 21,28
Cotação neste momento (SBK3): 21,07 (+14 pts)
O pontapé da semana foi dado com um sentimento mais otimista no mercado, principalmente quando falamos de ativos de risco como as commodities. O petróleo teve uma alta expressiva de mais de 4%, mas, no cenário do açúcar, o prêmio do branco quem ganhou destaque. O spread K/K de Londres foi negociado a US$143/ton, refletindo uma paisagem de oferta limitada.
Fundamentos preocupam a disponibilidade do açúcar branco. Tivemos há um tempo projeções de quebra na safra europeia, redução da área plantada da safra atual, também na Europa, pela restrição no uso de inseticidas e, mais recentemente, o Egito deixando de exportar 250 mil toneladas. O cenário se aperta, as apostas na safra do Centro-Sul se elevam e a chuva começou a dar uma trégua para que possamos iniciar a safra em busca de suprir a demanda global. Enquanto isso não se concretiza, teremos valorização das telas mais próximas e dos prêmios.
No cenário macro, tivemos mais um dia de otimismo depois da tensão causada pelas questões bancárias. Somando este pano de fundo à questão armamentista da Rússia, o petróleo escalonou nas cotações com o barril de Brent valendo cerca de US$77,70.
Hoje o açúcar opera em alta, novamente acima dos 21c/lb, mantendo-se suportado pelos fundamentos que levam o balanço de oferta e demanda a estar apertado no curto/médio prazo.
Fonte: StoneX