Fechamento SBH23 (27/10): 17,71 (-15 pts)
Viés do dia: Misto/Baixista
Suporte: 17,42 / 17,19
Resistência: 17,87 / 18,08
Cotação neste momento (SBH3): 17,67 (-4 pt)
Dando continuidade ao padrão observado desde o início da semana, o açúcar NY encerrou a quarta sessão em queda, com o mar-23 chegando a 17,71 c/lb (-15) no fechamento dessa quinta-feira. Ao todo já se acumula queda de -3,7% nessa semana (-67). Apesar da queda nas cotações, o spread H/K seguiu mantendo a inversão ao redor de +92 pontos, com oscilações marginais.
O recuo na sessão de ontem veio à despeito da valorização do real e da alta do petróleo, que tendem a prover suporte. A proximidade da reunião de política monetário do Fed, com expectativa de elevação dos juros nos EUA corroboram para a liquidação dos especuladores, junto aos próprios fundamentos do açúcar.
O Brasil, a Índia e a Tailândia têm perspectiva de aumento de produção nesta temporada, enquanto a demanda global, tanto de açúcar quanto de combustíveis (que tende a conter a alta do etanol), ainda encontra resistência em continuar se expandindo por conta da desaceleração econômica. De acordo com o levantamento da StoneX, o etanol hidratado base PVU em Ribeirão Preto/SP (com ICMS) foi auferido em R$ 2,95/l, o que hoje equivaleria à cerca de 15,20 c/lb na paridade com o açúcar – há pouco tempo a paridade ficava acima de 16,50 c/lb. Faz sentido pensar que o açúcar deve encontrar dificuldade em sustentar movimentos altistas como o observado na primeira quinzena de outubro
Por outro lado, o “gatilho” para a correção observada nessa e na última semana foi a elevação da projeção de produção e exportação de açúcar da Índia. Nesse sentido, preços do NY devem encontrar suporte abaixo dos 18,00 c/lb, já que abaixo desse patamar as exportações perdem competividade em relação ao mercado interno. Sob este prisma, os suportes de 17,50 e 17,19 c/lb podem resistir à movimentação de baixa caso sejam testados.
Com base no fechamento de ontem o contexto técnico ainda segue baixista, mas os osciladores de tendência começam a se aproximar de patamares de sobre venda, o que pode vir a desencadear alguma correção.
Fonte: StoneX