(29/04/22) StoneX: Açúcar & Etanol

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

(29/04/22) StoneX: Açúcar & Etanol

29/04/2022

Compartilhe:

Fechamento SBN22 (28/abril): 19,22 c/lb (+ 32 pts)
Viés do dia: Misto/altista
Suporte: 19,08 / 18,89 / 18,55
Resistência: 19,43 / 19,59 / 19,97

Neste momento SBK22: 19,50 ( + 08 pts)
Neste momento SBN22: 19,34 ( + 11 pts)

 

Na véspera da expiração da tela de maio (K) do #11 foi registrada alta no preço do adoçante, retomando níveis apresentados na semana passada. O avanço vem acompanhado também de fortalecimento do spread K/N, que durante a segunda quinzena de abril saiu de flat para 0,20 c/lb de inversão segundo o fechamento de ontem – o que pode estar relacionado com um mercado ainda relativamente apertado nessa expiração do maio. Até o fechamento de 27/04, a tela de maio/22 contava com 21.776 contratos em aberto (~1.1MMt), as movimentações recentes sugerem uma entrega ao redor de 500 mil tons, dependendo da movimentação do spread K/N ao longo da sessão de hoje. Nessa manhã, o mercado inicia as atividades seguindo a alta de ontem e acompanhando os ganhos do petróleo. 

 

Na manhã de hoje o petróleo Brent já trabalha com alta de +1,94% (US$ 109,53/bbl), influenciado pelo posicionamento da Europa pró-embargos ao fornecimento de petróleo e gás russos, o que é reforçado também pelas novas investidas militares russas na Ucrânia nessa manhã. O viés de alta para o petróleo tende a fornecer maior suporte para as comodities na sessão de hoje. 

 

Diante fortalecimento dos combustíveis, os EUA iniciaram um debate para uso de uma mistura mais alta de etanol (E15) na gasolina para a diminuição dos preços. Ontem, oito governadores do Centro-Oeste solicitaram que o governo Biden libere a inserção da mistura do E15 na gasolina em seus estados. Tal medida deve auxiliar na contenção dos preços do combustível nos EUA. 

 

A ampla disponibilidade de matéria-prima na Índia tem estendido a safra atual no país. Com o objetivo de promover o processamento de todo excedente de cana dentro do ano de comercialização da safra atual, que finaliza em 30/set, o Estado Maharashtra divulgou que fornecerá subsídio de transporte para usinas moerem o excedente de cana até 30/set. Tal incentivo traz potencial de aumento do nível de produção do adoçante na Índia neste final de safra.

 

Câmbio

Fechamento (28/abr): 4,9423 (-0,53%)
Viés do dia: misto
Suporte: 4,88
Resistência: 5,00

Dollar Index (DXY): 102,968 (-0,63%)

 

Dando continuidade às perdas iniciadas na sessão de quinta-feira, o dólar novamente apresentou recuo diante do real ao fechamento da última sessão, decorrendo de um exterior propenso ao risco e, internamente, forte volume negociado para a definição da PTAX ao final de abril. No mais, o destaque da sessão também se deu com o Dollar Index avançando ao maior patamar dos últimos 20 anos, refletindo o enfraquecimento o Iene e a véspera da decisão monetária dos EUA. Nessa manhã o DXY trabalha em queda, em tom de correção, e quebrando até o momento a sequência de 6 altas consecutivas das últimas sessões.

 

Nos EUA, a despeito do fraco desempenho da economia norte americana, com a retração de 1,4% divulgada ontem, o dia de hoje contará com uma nova rodada de divulgações de indicadores domésticos, como o PCE (9h30), Gastos Pessoais (9h30) e o PMI de Chicago (10h45). Vale notar que mesmo que o Fed já tenha indicado a adoção de uma postura mais rígida quanto à aceleração do aperto monetário, sendo esse o principal driver ao mercado nos últimos dias, a divulgação de tais dados também deve trazer considerável influência ao mercado de divisas, refletindo tanto no DXY quanto na paridade com o real. 

 

Hoje, bolsas asiáticas encerraram com consideráveis altas, refletindo a postura de flexibilidade quanto à taxa de juros sinalizada pelo Bando do Japão na última sessão. Além, mercados europeus operam majoritariamente em alta, ao passo que futuros americanos recuam na manhã desta sexta-feira, com a quebra de expectativas quanto ao crescimento econômico e resultados negativos de big techs no país. No mais, investidores continuam a avaliar a situação na Ucrânia, após falas do presidente russo Vladimir Putin sobre uma possível “resposta rápida” aos países que ofereceram apoio à Ucrânia.

 

Fonte: StoneX

MAIS

Notíciais Relacionadas