Fechamento SBH4 (27/11): 26,99 (-21 pts)
Viés do dia: misto
Suporte: 26,96/26,80
Resistência: 27,25/27,39
Cotação neste momento (SBH4): 26,92 (-7pts)
O açúcar negociado em bolsa testou mais uma vez os 26,80 c/lb nesta terça-feira, sem contudo, conseguir romper essa importante barreira. Ainda assim, o lado técnico segue mais debilitado, com o NY operando abaixo de importantes resistências e fazendo dia após dia máximas menores. Apesar disso, o maior apetite ao risco, com alta do petróleo e queda do dólar, dificultaram o rompimento dos 26,80.
Outro destaque tem sido o enfraquecimento dos spreads entre telas. O Mar24-Mai24 de NY, por exemplo, caiu 10 pontos ontem, fechando em 1,13 c/lb, após ter chegado a tocar 1,44 c/lb no primeiro dia do mês. A redução da inversão do mercado chama a atenção, já que este movimento geralmente está associado a mercado mais baixista.
Do lado de fundamentos temos amplos estoques brasileiros de açúcar chamando a atenção. Dados do MAPA indicam 16,78 MMT acumuladas em 15/nov vs. 12,3 MMT na comparação anual. Teremos grande desafio no escoamento do excedente nos próximos meses. Considerando média de 3 MMT de dez23 a mar24 (o que é muito acima da média para o período), ainda terminaríamos a safra com estoques próximos de 5 MMT (o que já seria bem acima do normal, que fica mais próximo de 4 MMT). Essa situação se reflete no enfraquecimento do basis (ou seja do mercado interno, tanto no spot quanto na Esalq, vs. a bolsa), que deve permanecer na entressafra.
Com relação ao etanol, os estoques também seguem muito superiores à média, colocando pressão baixista sobre os preços, negociados abaixo dos R$ 2,50/l c/ impostos. Até a metade de novembro, a armazenagem total de etanol estava 20% acima do ano passado, sendo 25% no caso do hidratado. Corroborando com isso, teremos ainda um adicional de produção estimado de 2,7 bi L até o final de março vs. 1,6 bi L no ciclo anterior. Além de ainda existir a possibilidade de reajuste negativo da gasolina. Ou seja, perspectivas não muito favoráveis pela frente...
Destacamos que hoje às 10 hs a StoneX divulgará suas novas estimativas de safra para Centro-Sul e saldo global.
Fonte: StoneX