Investimento em tecnologia, aumento do mix e execução no ponto de venda são pontos presentes no planejamento da indústria e do varejo para 2021. É o que mostra um levantamento feito pela Involves com quase 160 profissionais. Desse total, 41,3% são da indústria, 18,1% de agências, 14,3% de distribuidores e 13,5% do varejo. O restante pertence a outros segmentos.
Colocar a tecnologia como prioridade em um momento como atual – como apontam 19,3% dos entrevistados – é decisivo para acompanhar resultados em vendas, estabelecer metas e conhecer o público que está consumindo os produtos, segundo a Involves. A empresa, entre outros negócios, conta com uma plataforma de gestão de trade marketing e acompanhamento de performance de equipes de campo em tempo real.
Outro aspecto que está no radar dos entrevistados é a inovação: elevar o portfólio de produtos consta dos planos de 18,6% dos participantes da pesquisa. A estratégia já vem sendo adotada desde o início da pandemia pelas empresas, quando 21,4% lançaram novidades no mercado e 18,1% promoveram ajustes no sortimento.
Execução, que foi o foco de 37,4% durante a pandemia com os projetos de “Loja Perfeita”, segue no topo das prioridades para 2021, conforme 17,4% dos entrevistados. Outro destaque da pesquisa tem sido o investimento na ampliação dos canais de atendimento desde o início da pandemia, citado por 30,6% dos profissionais.
Fonte: S/A Varejo