A previsão do tempo para está terça-feira (7) indica para a ocorrência de situações climáticas adversas de Norte a sul do país. Conforme alertas divulgados pela Climatempo, o dia será baixa umidade do ar, por um lado. Mas o risco de alagamentos e queda de granizo também são mencionados.
A umidade do ar fica baixa em áreas do interior gaúcho, catarinense e paranaense, com valores abaixo dos 30%. Na Fronteira Oeste, ela fica abaixo dos 20% (estado de alerta). Além disso, pode ficar abaixo até dos 12% (estado de emergência) em algumas áreas gaúchas.
O potencial para chuva volumosa (de mais de 100 milímetros) e transtornos --- como alagamentos, enchentes e queda de árvores --- é maior entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro e entre o Maranhão e o Piauí.
Acumulados de mais de 100 milímetros são previstos hoje dos seguintes pontos do estado fluminense: região Serrana, Costa Verde, Médio Paraíba, Centro-sul e parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ainda no Sudeste, a mesma condição está prevista para o sul e a zona da mata mineira, Vale do Paraíba e litoral norte paulista. Acumulados elevados também em boa parte do Piauí e do Maranhão, no oeste e sudoeste do Ceará e no nordeste do Tocantins.
Previsão do tempo: alertas mais acumulados e risco de granizo
Acumulados altos também são esperados, todavia, sobre o Pará, o Amapá e o sul e leste do Amazonas, assim como no sul do Espírito Santo.
Atenção às condições para a queda de granizo na faixa que vai do Rio de Janeiro ao Tocantins. Ocorrendo, sobretudo à tarde, sobre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, leste de Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Goiás e Bahia, além do Distrito Federal.
Fonte: Canal Rural