Ações caem em Wall Street com alta de juros e tensões no Oriente Médio

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Ações caem em Wall Street com alta de juros e tensões no Oriente Médio

20/10/2023

Compartilhe:

O mercado acionário dos EUA ampliava as perdas nesta sexta-feira, 20, diante da forte alta dos juros dos títulos do Tesouro do país, que atingiram as máximas de vários anos com comentários mais duros do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, além de temores em relação ao agravamento do conflito no Oriente Médio.

 

Às 12h15 de Brasília, o Dow Jones Industrial recuava 0,42%, enquanto o S&P 500 perdia 0,86% e o índice composto da Nasdaq cedia 1,24%.

 

Juros sobem após discurso de Powell 

Os principais índices de Wall Street fecharam o pregão de ontem em queda, após a taxa do título de 10 anos dos EUA saltar para 5%, maior patamar desde a crise financeira em 2007.

 

Isso ocorreu após um discurso de Powell, que sinalizou que indícios de crescimento acima da tendência ou um mercado de trabalho muito forte poderiam justificar uma elevação adicional da taxa de juros. O presidente do banco central americano também citou riscos emergentes e a necessidade de agir com cautela, mas os investidores ficaram mais receosos com a possibilidade de as taxas permanecerem altas por mais tempo.

 

O Dow fechou na quinta-feira com baixa de 250 pontos, ou 0,8%, enquanto o S&P caiu 0,9% e o Nasdaq, focado em tecnologia, recuou 1%.

 

Os principais índices americanos também caminham para fechar a semana no vermelho, com o S&P caindo 1,2%, enquanto o Nasdaq recuava 1,7% e o Dow perdia quase 0,8% até o fechamento de quinta-feira.

 

Biden quer aumentar apoio a Israel 

Israel continuou os bombardeios à faixa de Gaza, em preparação para uma invasão terrestre do enclave, após ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro.

 

O presidente Joe Biden pediu aos americanos, em um pronunciamento na TV, que o país gastasse bilhões de dólares a mais para ajudar Israel a combater o grupo, bem como para apoiar a Ucrânia em sua luta contra a Rússia.

 

Há preocupações de que o conflito no Oriente Médio possa se espalhar ainda mais na região volátil, especialmente depois que o Pentágono disse que as forças dos EUA interceptaram três mísseis de cruzeiro e vários drones lançados pelo movimento Houthi no Iêmen.

 

Os Houthi, assim como o Hamas em Gaza e o Hezbollah no Líbano, são apoiados pelo Irã.

 

SolarEdge reduz projeção de receita para o terceiro trimestre 

A divulgação de balanços em Wall Street prosseguiu na sexta-feira, com a gigante financeira American Express (NYSE:AXP) superando as expectativas de resultados e reafirmando as projeções para 2023. As ações da empresa, no entanto, recuavam 3,8%.

 

Já as ações da SolarEdge Technologies (NASDAQ:SEDG) despencavam 28%, após a empresa de energia renovável cortar sua projeção de receita para o quarto trimestre.

 

Por outro lado, as ações da Knight-Swift Transportation (NYSE:KNX) subiram mais de 12% depois que a gigante de caminhões superou as estimativas no terceiro trimestre em ambas as linhas, superior e inferior.

 

A agenda econômica desta sexta está praticamente vazia, embora comentários de autoridades do Fed, como Loretta Mester e Patrick Harker, possam atrair a atenção dos investidores, após o discurso de Powell, principalmente com a chegada da próxima reunião de política monetária nos EUA.

 

Petróleo sobe com previsão de compras do governo dos EUA 
Os preços do petróleo subiam nesta sexta, com a notícia de que o governo Biden pretende começar a reabastecer as reservas estratégicas do país.

 

Ambos os contratos referenciais do petróleo devem fechar a semana no positivo, com ganhos entre 1,5% e 2,2%, principalmente devido a preocupações de que o conflito entre Israel-Hamas possa interromper o fornecimento na região.

 

 

Fonte: Investing.com

MAIS

Notíciais Relacionadas