As ações da China subiram para uma sexta sessão consecutiva nesta segunda-feira, enquanto o mercado de Hong Kong avançou para uma máxima de seis meses, uma vez que a reabertura completa da segunda maior economia do mundo alimentou as apostas de uma recuperação robusta da pandemia.
O sentimento também recebeu impulso da promessa de um banqueiro central de apoio o setor de internet e empresas privadas, bem como uma revisão no Ant Group que levou seu fundador Jack Ma a ceder o controle do gigante de fintech.
O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,81%, para uma máxima de fechamento de três meses e meio, enquanto o índice de Xangai subiu 0,58%.
O índice Hang Seng de Hong Kong terminou com avanço de 1,89%, marcando o nível de fechamento mais alto desde o início de julho, liderado por ações de tecnologia.
A China abriu as fronteiras marítimas e terrestres com Hong Kong no domingo e encerrou uma exigência de quarentena para os viajantes que chegavam, desfazendo o último pilar da política de Covid zero.
“O fim da política de Covid zero vai … ter um grande impacto positivo nos gastos domésticos”, disse Ralph Hamers, presidente executivo do grupo no UBS.
“Acreditamos que há muitas oportunidades para aqueles empenhados em investir na China.”
As ações de internet chinesas subiram enquanto o índice de tecnologia do Hang Seng avançou 3,2% depois que Guo Shuqing, secretário do Banco do Povo da China no Partido Comunista, disse à mídia estatal que a repressão da China ao setor da internet estava chegando ao fim.
Entretanto, ações de empresas chinesas listadas que contam com o Ant Group como acionista majoritário – incluindo Longshine Technology e Hundsun Technologies – subiram após o anúncio de que o fundador do Ant, Jack Ma, estava cedendo o controle da gigante de fintech após uma revisão.
Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,59%, a 25.973 pontos.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,89%, a 21.388 pontos.
Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,58%, a 3.176 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,81%, a 4.013 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 2,63%, a 2.350 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 2,64%, a 14.752 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,88%, a 3.305 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,59%, a 7.151 pontos.
Fonte: MoneyTimes