As ações chinesas subiram acentuadamente e o iuan se firmou nesta terça-feira, depois que os líderes do país prometeram mais medidas para sustentar a recuperação econômica pós-Covid.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em alta de 2,89%, enquanto o índice de Xangai subiu 2,13%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, teve ganho de 4,1%.
O CSI300 interrompeu uma sequência de seis dias de perdas ao registrar o melhor desempenho diário desde novembro passado.
O iuan se firmou com um pico de quase duas semanas em relação ao dólar, com apoio adicional do movimento dos bancos estatais nesta terça-feira de venderem dólar e comprar a moeda chinesa.
Pequim intensificará o apoio econômico para se concentrar na expansão da demanda doméstica, aumentando a confiança e prevenindo riscos, disse a agência de notícias estatal Xinhua, citando o Politburo, órgão decisório do Partido Comunista.
As promessas de ajudar na recuperação econômica vieram uma semana depois que dados mostraram que o crescimento da China perdeu força no segundo trimestre, com a demanda enfraquecida no país e no exterior.
Embora haja poucos detalhes sobre as medidas propostas, as ações subiram em geral, com gigantes da tecnologia e incorporadoras liderando os ganhos.
Gigantes da tecnologia listadas em Hong Kong subiram 6%, enquanto as incorporadoras imobiliárias do continente avançaram 14,1%, após queda para mínimas de cerca de oito meses na segunda-feira, em meio a temores de uma crise de crédito e falta de apoio das autoridades. Empresas imobiliárias no continente também subiram 8%.
Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,06%, a 32.682 pontos.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 4,10%, a 19.434 pontos.
Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 2,13%, a 3.231 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 2,89%, a 3.915 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,30%, a 2.636 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,97%, a 17.198 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,64%, a 3.286 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,46%, a 7.339 pontos.
Fonte: Reuters
Extraído de Investing.com