Ações europeias atingem mínima em mais de uma semana por preocupações com recessão

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Ações europeias atingem mínima em mais de uma semana por preocupações com recessão

11/10/2022

Compartilhe:

As ações europeias caíram pela quinta sessão consecutiva nesta terça-feira, com os investidores preocupados com as perspectivas de uma desaceleração econômica global e de os lucros corporativos serem pressionados pelo aumento das taxas de juros à medida que os bancos centrais intensificam sua luta contra a inflação.

 

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,56%, a 387,95 pontos, o menor nível em mais de uma semana.

 

O índice cedeu 3,7% nas últimas cinco sessões, com os mercados de ações no limite, já que dados apontam para força no mercado de trabalho dos Estados Unidos e os formuladores de política monetária do Federal Reserve permanecem agressivos contra a inflação, o que alimenta temores de que aumentos agressivos da taxa de juros levarão a economia a uma recessão.

 

Em um impulso às preocupações com a recessão, o Fundo Monetário Internacional cortou sua previsão de crescimento global para 2023 e alertou que as condições podem piorar significativamente no próximo ano.

 

Também pesando sobre o sentimento estavam as notícias de que Xangai e outras cidades da China intensificaram testes e adotaram restrições para conter o aumento das infecções por Covid-19.

 

À medida que a Europa enfrenta o aumento da inflação e as crescentes tensões geopolíticas da crise entre Rússia e Ucrânia, investidores aguardam a temporada de balanços corporativos do terceiro trimestre em busca de pistas sobre o impacto do aperto da política monetária e as perspectivas de crescimento econômico.

 

A maioria dos setores do STOXX 600 ficou em território negativo, com as ações financeiras e de tecnologia pressionando o índice pan-europeu.

 

Em Londres, o índice Financial Times recuou 1,06%, a 6.885,23 pontos.

 

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,43%, a 12.220,25 pontos.

 

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,13%, a 5.833,20 pontos.

 

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,87%, a 20.730,50 pontos.

 

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,78%, a 7.355,90 pontos.

 

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,46%, a 5.288,80 pontos.

 

Fonte: Money Times

MAIS

Notíciais Relacionadas