O indicador Cepea/Esalq do açúcar cristal bateu novo recorde nominal na série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP) na última sexta-feira (15), a 150,24 a saca de 50 kg, ficando mais de 5% superior ao preço do final de setembro.
“Agentes das usinas não quiseram reduzir os preços pedidos na primeira quinzena de outubro, sustentando a tendência de alta dos valores”, destacou o Cepea em nota.
Além disso, o centro destaca que a oferta de açúcar cristal continua baixa no mercado spot de São Paulo por conta dos prejuízos causados às lavouras de cana-de-açúcar em meio impactos climáticos. Por outro lado, as chuvas recentes devem adiar o fim da moagem em algumas usinas.
De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) neste início de mês, a produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil na segunda quinzena de setembro foi 19% menor que a do mesmo período do ano passado, totalizando 2,31 milhões de toneladas.
“E com as frequentes valorizações da gasolina nas bombas brasileiras, as usinas podem aumentar a produção de etanol, reduzindo ainda mais a oferta de açúcar”, complementou o centro de pesquisa.
Fonte: Notícias Agrícolas