Os contratos futuros do açúcar operavam nesta tarde de segunda-feira (14) com alta nas bolsas de Nova York e Londres. O mercado tem suporte do financeiro, além de informações de que usinas indianas estão tentando renegociar contratos de exportação do adoçante.
Também há fatores de pressão do mercado no radar.
Por volta das 12h25 (horário de Brasília), o açúcar do tipo bruto tinha valorização de 1,48% na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), cotado a 19,93 cents/lb. Já no terminal de Londres, o tipo branco saltava 0,87%, negociado a US$ 543,30 a tonelada.
O mercado do adoçante inicia essa semana com atenção para as informações do financeiro. Mais cedo, os preços do adoçante tinham queda acompanhando as oscilações do petróleo. Os preços, no entanto, viraram com desvalorização do dólar sobre o real.
O câmbio impacta diretamente nas exportações.
Além disso, o mercado sente pressão dos rumores no mercado do adoçante de que algumas usinas indianas estão tentando renegociar os seus contratos de exportação que foram acordados quando os preços estavam mais baixos.
A colheita da safra brasileira 2022/23, que está em andamento, tem sido impactada pelas chuvas. Por outro lado, a temporada 2023/24 tende a ser bastante positiva.
Fonte: Notícias Agrícolas