As cotações futuras do açúcar tinham alta leve nas bolsas de Nova York e Londres nesta tarde de sexta-feira (17). O mercado se ajusta ante as baixas recentes, mas reduziu ganhos depois de anúncio da Petrobras sobre os combustíveis.
Por volta das 13h21 (horário de Brasília), o açúcar do tipo bruto tinha valorização de 0,32% na Bolsa de Nova York, cotado a 18,73 cents/lb. Já no terminal de Londres, o tipo branco tinha salto de 0,05%, a US$ 559,10 a tonelada.
Depois de recuo nos últimos dias, o mercado do açúcar é apoiado por ajuste de posições. Apesar disso, o mercado reduziu ganhos da manhã depois que a Petrobras anunciou aumento nos preços dos combustíveis, o que tende a impactar o etanol.
Com a gasolina mais alta, o consumo de etanol tende a se elevar, reduzindo a oferta do adoçante.
O mercado do açúcar acompanha neste início de tarde o avanço da produção do Centro-Sul do Brasil na segunda quinzena de maio. No período, a produção de açúcar totalizou 2,31 milhões de toneladas, com queda anual de 12,74%.
Ainda assim, o volume ficou acima do que o esperado pelos operadores de mercado, em 2,17 milhões de t.
No financeiro, o dia é de pressão no mercado do adoçante acompanhando a valorização expressiva do dólar sobre o real, o que tende a impactar nas exportações. Além disso, o petróleo recuava nas bolsas externas.
Fonte: Notícias Agrícolas