Açúcar registra ganhos modestos enquanto a fraqueza do dólar induz cobertura curta

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Açúcar registra ganhos modestos enquanto a fraqueza do dólar induz cobertura curta

22/02/2024

Compartilhe:

Os preços do açúcar na quarta-feira recuperaram dos mínimos de 1 mês e fecharam ligeiramente em alta, uma vez que um dólar mais fraco levou a alguma cobertura a descoberto nos futuros do açúcar. O contrato do açúcar bruto com vencimento em março fechou a sessão a 22,77 centavos de dólar por libra-peso, depois de estabelecer uma mínima de um mês, de 22,47 centavos de dólar por libra-peso.  O contrato do açúcar branco com vencimento em maio ficou quase estável, a US$ 625,50 por tonelada.

 

O açúcar esteve sob pressão na semana passada devido a um aumento significativo na produção de açúcar no Brasil. Na quinta-feira passada, a Unica informou que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil saltou 68,5%  na segunda quinzena de janeiro para 28 mil toneladas e que a produção de açúcar na safra 2023/24 até janeiro aumentou 25,5%  para 42.129 milhões de t.

 

Negociantes ouvidos pela Reuters, disseram que as chuvas no Brasil esta semana melhoraram as perspectivas para a colheita de cana na região Centro-Sul, embora ainda existam preocupações de que as condições de seca no início do ano possam afetar negativamente a produção.

 

Do outro lado, a produção reduzida de açúcar na Índia continua sendo fator de alta. A Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA) informou na segunda-feira que a produção de açúcar da Índia em 2023/24 durante o período de outubro a 15 de fevereiro caiu -2,5% a/a para 22,4 MMT. Para o ano de comercialização completo, a ISMA prevê a produção de açúcar da Índia em 2023/24 em 33,05 MMT, uma queda de -9,7% em relação aos 36,6 MMT em 2022/23. A Índia é o segundo maior produtor de açúcar do mundo.

 

Os preços do açúcar também estão a receber apoio de sinais de que a proibição da Índia às exportações de açúcar será mantida e que a oferta mundial permanecerá restrita, depois de a Índia ter anunciado recentemente uma taxa de exportação de 50% sobre o melaço proveniente da refinação de açúcar. Isto reduz a probabilidade de a Índia levantar as restrições à exportação de açúcar num futuro próximo.

 

 

Fonte: RPAnews
(Com informações da Barchart e Reuters)

MAIS

Notíciais Relacionadas