Uma massa de ar de origem polar deve atingir o Sul nos próximos dias. Além de derrubar a temperatura na região, no sábado (16) há risco de formação de geada na área que vai do norte do Rio Grande do Sul ao sul do Paraná. A massa de ar deve ainda deixar o tempo mais firme nesses locais.
Enquanto isso, até o fim desta semana, uma frente fria vai continuar seu avanço pelo país. Dessa forma, áreas do norte de Minas Gerais que não recebem boas chuvas agrícolas (com mais de 10 mm de volume) há mais de 70 dias, finalmente receberão boa quantidade de umidade.
Assim, há previsão de até mais de 50 mm de chuva na faixa que atravessa o norte do Espírito do Santo, sul e oeste da Bahia, norte e noroeste de Minas Gerais, norte de Goiás, e áreas do sul do Tocantins, Maranhão e Piauí.
De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo, a umidade do solo deve aumentar bastante nessas áreas. Isso deve ocorrer principalmente do noroeste mineiro ao sul do Maranhão e do Piauí, onde será bem-vinda para finalizar as lavouras.
Na semana que vem, de 18 a 22 de abril, a chuva fica concentrada na região Norte, enquanto diminui sensivelmente no Centro-Sul. O que é uma boa notícia para os produtores de soja e arroz do Rio Grande do Sul, que não estão conseguindo finalizar a colheita.
Fonte: Canal Rural