Uma nova frente fria deve avançar sobre o Rio Grande do Sul a partir segunda-feira (18), gerando instabilidades na atmosfera durante sua passagem. Esse sistema terá característica “estacionária”, ou seja, os temporais devem ficar restritos ao território gaúcho, entre os dias 18 e 22 de setembro, como visto na área sombreada em vermelho na imagem abaixo:
A chuva deve ser volumosa, com acumulados que podem chegar a 200 mm durante esse período, principalmente no centro-sul do estado, podendo causar alagamentos e deslizamentos. Não se descarta a possibilidade de enchentes devido a solo que já se encontra muito úmido somado aos rios estarem próximos a suas cotas máximas (devido ao alto volume de precipitação gerado pelo ciclone extratropical desta semana).
Em alguns municípios, como Cruz Alta (RS), o volume de chuva até o momento já ultrapassou os 400 mm, sendo que o esperado para o mês inteiro é cerca de 170 mm, ou seja, em menos de 15 dias choveu mais do que o dobro esperado para setembro.
Estado de alerta também para rajadas de vento acima de 60 km/h que pode causar acamamento das lavouras, como também queda de granizo que pode acabar danificando lavouras de hortifrúti, citros, trigo, tabaco e estruturas de granjas e pecuária. Não se descarta a possibilidade de queda de árvores e corte de abastecimento de água e energia.
Fonte: Canal Rural