Arábia Saudita eleva preço do petróleo para compradores da Ásia muito acima do esperado

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Arábia Saudita eleva preço do petróleo para compradores da Ásia muito acima do esperado

06/06/2022

Compartilhe:

A Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, elevou os preços do petróleo bruto em julho para compradores asiáticos para níveis acima do esperado, em meio a preocupações com oferta apertada e expectativas de forte demanda no verão.

 

O preço de venda oficial (OSP) para carregamento do petróleo tipo Arab Light para a Ásia em julho foi elevado em 2,1 dólares por barril, para 6,5 dólares por barril acima das cotações de Omã/Dubai.

 

A alta foi muito superior à prevista pela maioria do mercado, que esperava um aumento de cerca de 1,5 dólares. Apenas um dos seis entrevistados em uma pesquisa da Reuters previu um salto de 2 dólares.

 

“O salto de preço é inesperado, especialmente o Arab Light. Estamos intrigados com a decisão”, disse um trader de petróleo asiático.

 

O aumento promovido pela petroleira estatal Saudi Aramco ocorreu apesar de um acordo dos membros da Opep+ para aumentar a produção em 648.000 barris por dia (bpd) em julho e uma quantidade semelhante em agosto, em um esforço para compensar a perda de oferta russa.

 

Esse volume se compara a um plano inicial de adicionar 432.000 bpd por mês ao longo de três meses até setembro.

 

Mas os aumentos foram divididos entre os países membros, incluindo a Rússia e nações como Angola e Nigéria, que lutam para cumprir suas metas, levando a temores de que o aumento real da oferta possa ficar aquém dos planos oficiais.

 

Fonte: Reuters

MAIS

Notíciais Relacionadas