Depois de um final de semana com fortes chuvas em boa parte do país, o tempo deve permanecer fechado nos próximos dias. É o que aponta a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a próxima semana.
Nesta segunda-feira, por exemplo, 10 estados continuam em alerta laranja para tempestades, e outros 11 no estágio amarelo, para chuvas fortes, até as 10h. São eles:
Alerta para tempestades
Acre;
Bahia;
Goiás;
Mato Grosso;
Minas Gerais;
Rio de Janeiro;
Amazonas;
Espírito Santo;
Pará;
e Rondônia.
Chuvas fortes
Distrito Federal;
Maranhão;
Paraná;
São Paulo;
Pernambuco;
Roraima;
Ceará;
Mato Grosso do Sul;
Piauí;
Santa Catarina e
Tocantins.
Além disso, Bahia e partes dos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Espírito Santo têm um alerta amarelo de chuvas que vai de hoje às 10h até a quarta-feira no mesmo horário.
"Entre os dias 23 e 31 de janeiro, a previsão indica volumes significativos de chuva, maiores que 80 milímetros, na porção central do País, devido a uma possível formação de canal de umidade com posicionamento mais ao norte do País, desde o Amazonas até áreas da Região Sudeste e centro-sul da Bahia. Na faixa norte do País, há previsão de pouca chuva", diz o Inmet.
O instituto prevê pancadas de chuvas localmente fortes que devem ultrapassar 90 mm ao longo da semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Já na região Sul, são esperados acumulados de chuvas maiores que 60 mm em alguns locais.
Para a região Norte são previstos volumes maiores que 90 mm no centro-sul do Pará e Tocantins. No Acre, centro-sul do Amazonas, nordeste do Pará, Amapá e Rondônia, são previstos menores acumulados e, na faixa norte da região, a previsão é de pouca chuva.
Na região Nordeste, a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 30 mm no Norte do Maranhão e Piauí. Na Bahia, Sul do Maranhão e Piauí, Sergipe, Alagoas e Pernambuco são previstos volumes expressivos superiores a 70 mm.
Fonte: Agência o Globo
Extraído de Exame