O céu segue carregado no Sul do país devido a um ciclone extratropical. O sistema está associado a uma frente fria, leva chance para chuva que avança do Sul em direção do Sudeste. No entanto, conforme avança, a frente fria perde força em relação ao acumulado das precipitações.
Segundo a previsão do tempo, mesmo em menor volume e de forma localizada, essas chuvas são perigosas, pois vêm acompanhadas de muita ventania no Sul e também no Sudeste.
Por causa desses índices, a umidade do solo no Sul do país está elevada, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esse cenário tem dificultado os trabalhos de plantio de soja nos dois estados.
No Paraná, por outro lado, a situação é diferente, onde o solo segue seco em áreas mais ao norte do estado.
Até esta terça, 21, ainda há previsão de chuva para os três estados do Sul. Será a partir do meio desta semana que a situação muda. A chuva dará uma trégua, piorando as condições de umidade do solo no Paraná, mas favorecendo o solo e a retomada do plantio para os produtores gaúchos e paranaenses.
A meteorologia destaca o avanço da chuva na próxima semana, onde as precipitações se espalham em grande parte do Brasil, até mesmo no Centro-Oeste.
Fonte: Canal Rural