Hoje, às 10h, a UNICA divulgou o acompanhamento de safra referente à 1ª quinzena de março no Centro-Sul.
Seguem alguns destaques:
- Condições climáticas adversas levaram muitas unidades produtoras a atrasarem o início da moagem do próximo ciclo produtivo. Levantamento aponta que 14 usinas iniciaram suas atividades neste período, totalizando um total de 30 unidades em operação (21 unidades que processavam cana e 9 de etanol de milho), contra 42 no ano passado (31 de cana e 11 de etanol de milho). Espera-se que mais 24 usinas devam iniciar as atividades na próxima quinzena, e que até 15 de abril nós tenhamos 169 usinas em operação, contra 180 no ano passado.
- Os dados referentes à venda de etanol surpreenderam positivamente, com alta das vendas de hidratado no mercado doméstico comparado ao ano passado: 70,78 milhões de litros por dia em 2021, contra 70,06 milhões de litros na mesma quinzena de 2020 - última quinzena antes da adoção de medidas de isolamento social. A alta esse ano, apesar do estabelecimento de novo lockdown em diversas regiões, é creditada ao diferencial de preços favorável ao biocombustível e a possível recomposição de estoques das distribuidoras. Os dados da próxima quinzena, por outro lado, devem ser marcados por uma queda expressiva, dado o ímpeto baixista das negociações por conta das novas medidas de isolamento e elevada paridade com a gasolina nos postos. As vendas totais de etanol para o exterior também seguem bastante aquecidas, totalizando 2,6 bi de litros na safra (+45,1% safra/safra).
- Por fim, vale destacar que a moagem da safra 2020/21 posiciona-se em 600,5 MMT, com uma produção recorde de açúcar de 38,3 MMT e 30,0 bi de litros de etanol.
Fonte: StoneX