Hoje, às 11h, a UNICA divulgou o acompanhamento de safra referente à 2ª quinzena de janeiro no Centro-Sul.
Seguem alguns destaques:
- À esta altura da safra, a moagem encontra-se em níveis residuais, tendo sido processadas 44,51 mil toneladas de cana durante o período - queda quinzenal de 48,73% em relação ao ano passado (vale notar que está quinzena possuiu 2 dias úteis à mais em 2020) - totalizando 597,63 MMT na safra, alta de 3,16% em relação ao ciclo passado. Os pontos mais importantes do relatório ficaram com os dados de comercialização de etanol.
- Com a venda de 1,25 bilhão de litros de etanol no mercado interno frente à 1,23 bilhão de litros (+1,64%) no mesmo período do ano passado, esta foi a primeira quinzena na safra 2020/21 em que houve avanço no volume comercializado em relação à anterior. Para o mercado externo, as saídas foram de 105,04 milhões de litros na quinzena. Tal dinâmica vem em linha com a recuperação do ciclo Otto que vem sendo observada recentemente, e pode servir como mais um fator de suporte para as cotações do etanol hidratado no Centro-Sul.
- Para a variedade do hidratado, o mês de janeiro totalizou vendas de 1,65 bilhão de litros no mercado interno, um pouco abaixo do volume registrado no ano passado (1,76 bilhão) mas refletindo a recuperação na demanda pelo biocombustível. Já para o etanol anidro, as saídas alcançaram 810,05 milhões de litros em janeiro, o que representa um aumento de 10,53% em relação ao primeiro mês do ano passado.
Fonte: StoneX