O Brasil terá, em geral, mais um dia com condições climáticas adversas, inclusive em áreas produtoras. De acordo com a previsão do tempo para esta sexta-feira (10), vai ter excesso de chuva em boa parte do país.
Enquanto isso, há áreas em que o risco para queda de granizo segue ativo. Por outro lado, a previsão indica que em alguns estados o problema será outro (e sem relação com o excesso de chuva): a baixa umidade.
Além disso, a meteorologia avisa que diversas capitais estão na rota das chuvas e dos temporais. São os casos, por exemplo, de Campo Grande, Macapá e Fortaleza.
Previsão com excesso de chuva e baixa umidade
A seguir, veja os quatro alertas meteorológicos emitidos pela Climatempo para esta sexta-feira (10).
1 — Baixa umidade
Tempo aberto, com umidade abaixo dos 30%, sobre o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O mesmo, a saber, está previsto para o centro-leste do Tocantins, o sul do Piauí e no meio-oeste e extremo sul da Bahia.
2 — Risco de granizo
O maior risco de queda de granizo se dá sobre o interior do Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais. Também há, contudo, condições de granizo nas demais áreas fluminenses e mineiras. Além disso, tal possibilidade não está totalmente descartada em pontos de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
3 — Excesso de chuva
Atenção para o excesso de chuva em algumas áreas do país. Nesse sentido, a chuva será volumosa, com mais de 100 milímetros, no norte do Pará, no Amapá, no nordeste do Amazonas, no norte do Maranhão, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Mas o excesso de chuva não para por aí. Acumulados altos também devem ser observados em Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo, por exemplo. Sul de Mato Grosso, metade sul de Goiás, sul do Espírito Santo, Acre, norte de Rondônia, Maranhão, Piauí, norte do Ceará e sul de Roraima completam, todavia, a lista do excesso de chuva previsto para esta sexta.
4 — Chuvas e temporais
Atenção para o risco de chuva moderada a forte e temporais nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Brasília, Goiânia, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Macapá, Boa Vista, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador, Aracaju e Maceió.
Fonte: Canal Rural
Com informações de ClimaTempo