O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) manteve sua taxa de juros estável entre zero e 0,25% nesta quarta-feira (17), e apontou que a economia tem dado sinais de melhora.
"Depois de uma moderação no ritmo da recuperação, os indicadores de atividade econômica e de emprego melhoraram recentemente, ainda que os setores mais adversamente afetados pela pandemia permaneçam fracos", disse o colegiado.
Em seu comunicado de decisão de política monetária divulgado após reunião de dois dias, o Fed se comprometeu ainda a dar continuidade ao seu programa de compra de títulos de ao menos US$ 120 bilhões ao mês, "até que haja progressos substanciais m direção às metas de emprego máximo e estabilidade de preços do Comitê".
O comitê indicou ainda que a taxa de juros pode permanecer próxima ao piso por algum tempo: no documento, o Fed afirma que será 'apropriado' manter essa taxa até que as condições do mercado de trabalho "alcancem um nível consistente com as avaliações do comitê sobre emprego máximo, e que a inflação chegue a 2% e esteja a caminho de exceder moderadamente os 2% durante algum tempo".
Fonte: G1