Um grupo de observadores dos gráficos em Wall Street afirma que a maior onda de vendas do Bitcoin desde que a criptomania começou no ano passado parece que vai se intensificar.
Rich Ross, da Evercore ISI, avalia que os preços estão destinados a cair para a média móvel de 200 dias, seguindo o caminho de outros ativos especulativos, o que colocaria o Bitcoin de volta a $ 40.000, em comparação com pouco menos de $ 45.000 atualmente.
Outros especialistas estão observando um padrão de “máximos e mínimos mais baixos” e dizem que os tuítes imprevisíveis de Elon Musk manterão os investidores tradicionais à margem. Também há especulação de que o ouro está começando a tirar dinheiro da criptografia.
“O momento agora mudou de forma bastante decisiva”, disse o CEO da Tallbacken Capital Advisors LLC, Michael Purves, que previu corretamente no mês passado que o Bitcoin cairia.
Bitcoin em queda
O Bitcoin ainda está em alta de mais de 300% desde maio do ano passado, mas a velocidade da recente derrota abalou os novos adeptos da criptografia e lançou dúvidas sobre a ideia de que está amadurecendo em uma classe de ativos mais estável.
Os preços caíram cerca de 30% em relação às altas intradiários em abril, quando os preços ultrapassaram US $ 64.000.
Purves diz que o próximo nível importante para o Bitcoin é de US $ 42.000 porque equivale a aproximadamente o ponto onde a alta terminou em janeiro e um retrocesso de 50% dos níveis de dezembro de 2020. Se o Bitcoin ultrapassar esse nível, mais perdas ocorrerão, mas se os preços puderem se manter acima do suporte, então pode ser o início de uma nova alta, avalia o CEO.
“Um retrocesso estava prestes a acontecer”, disse Justin Chuh, um trader sênior da Wave Financial, que investe em ativos criptográficos. “Isso é saudável, mas acho que todos desejamos que isso não acontecesse.”
Os preços voltarão a subir?
Há quem diga que sim. O contraponto vem de Fundstrat globais Advisors . Em uma nota na segunda-feira (17), o estrategista David Grider expôs nove razões que explicam por que ele acha que os preços estão preparados para saltar, incluindo altos níveis de juros vendidos e o fato de que correções como essa tendem a ser normais em um mercado de alta criptografia.
“Não sabemos o futuro, mas achamos que estamos perto do fundo do poço e não queremos que os investidores ‘entrem em pânico’ aqui”, escreveu Grider.
O Anchorage Digital Bank, que administra uma plataforma de ativos digitais para investidores institucionais, disse que está vendo os clientes manterem ou aumentarem os ativos de criptografia. “Eles estão vendo isso como um bom ponto de entrada”, disse Diogo Monica, presidente e cofundador do banco com sede na Califórnia.
Outros observadores de gráficos estão se voltando para ETFs como um proxy para saber para onde o mercado de criptografia está se dirigindo. Dean Christians da SentimenTrader está monitorando um fundo focado em blockchain chamado Amplify Transformational Data Sharing ETF.
“Eu observaria o pivô de quebra em US $ 48,75”, ele escreveu em uma nota na segunda-feira. “Se não conseguir se recuperar acima desse nível, tome nota.”
Fonte: Bloomberg